Benedito Espinoza e Deus

Os filósofos são estudiosos que tentam descrever a Verdade, a Natureza, a origem de Deus e de nossa existência, sem nenhuma base cientifica. E podem ser religiosos ou não.

Baruch de Espinoza (conhecido por Benedito Espinoza) nasceu em Amsterdã, Holanda, em 24 de novembro de 1632. Era descendente de Judeus e de origem portuguesa. Morreu em Haia, Holanda, no dia 21 de fevereiro de 1677, aos 44 anos, vítima de tuberculose.

Durante a sua vida se aprofundou em pesquisas sobre teologia, línguas, filosofia e política. Suas ideias eram consideradas ateístas, por isso foi excomungado da comunidade judaica de Amsterdã da qual fazia parte. Abandonou Amsterdã para viver em várias cidades da Holanda.

Espinoza acreditava que Deus era sinônimo da natureza e estava refletido na harmonia e existência de todas as coisas, ou seja, que Deus seria transcendental e imanente. Para Espinoza “a mente humana é parte do intelectual infinito de Deus”.

A sua obra “Etica” foi publicada postumamente, onde é transcrito o seu pensamento nacionalista e radical. Segundo Espinoza, o que os seres humanos pensam reflete diretamente na sua maneira de viver. Também retrata o tema das superstições relacionadas a Deus, tentando provar que Deus é racional e é o próprio universo. Em outras palavras, que Deus não é uma pessoa, um ser pensante, individual.

Para mim, com base na Bíblia Sagrada, Deus é um Espírito, uma energia pensante e poderosa, que deu origem ao mundo espiritual e material. Ainda conforme a Bíblia, Deus não interage com o mundo material (físico), por isso, criou os anjos para lhes ajudar na criação e manutenção do universo. Os anjos têm um corpo espiritual, Deus não, porque Deus não foi criado por ninguém.

No meu entender, nossa alma assim como a alma de todo ser vivo espiritual e material são fragmentos da alma de Deus. Somos gerados do Espírito de Deus. Somos seres pensantes, criados à imagem e semelhança de Deus. Os nossos conhecimentos são passionais, ajudam ou não no crescimento de nossa alma (mente). Quando morremos, nosso espírito volta para Deus. Somos a extensão ou manifestação do Espírito de Deus. Para vivermos, precisamos de um corpo material, o que não acontece com Deus, que é imortal.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 15/12/2018
Reeditado em 16/12/2018
Código do texto: T6527915
Classificação de conteúdo: seguro