FINAIS DE SEMANA CASEIROS

Sábado, a mulher resolveu fazer um vatapá, já que, muitas vezes, empolga-se com receitas e programas culinários, sendo muito bem dotada como é. Ficou uma delícia. Convidou meus filhos, amigos, mas todos têm seus compromissos. A iguaria vigorou também no domingo. Infelizmente, não é a regra. Quando em casa, ela costuma arrumar seus armários e fazer faxina. Incomoda um pouco, mas cada um no seu quadrado. Neste “findi”, além de papo furado e bobagens várias, discutimos sobre a administração dos cuscos, porque ela acha que não se deve dar muitas “gostosuras” alimentares específicas para a nossa cadelinha cega da catarata, a Baby, que não se movimenta muito e é glutona. Sou contra, não considero demasiado, e, se a cachorrinha pede insistentemente (com seus latidos), é porque tem fome, gosta e merece. Só com ração ela não fica satisfeita, mesmo quando a mulher prepara comidinha com arroz, carne e cenoura. Eles adoram, mas esperam sempre a hora das “gostosuras” caninas, especialmente Baby. Bem, ao meio-dia, tomo a minha cerveja ritualística, sempre na mesma dosagem, e a esposa o seu espumante. Almoçamos, trocamos ideias, e saio logo a passear com os bichinhos de novo (ela já o fez mais cedo) por volta das 14 horas. Regresso e os cinco vão fazer a sesta. Quando não está quente e nem sol forte para aproveitar, a patroa insiste, por volta das 15h30min, em escolher um filme na TV, ainda que ela procure preferencialmente aqueles de terror, que eu geralmente veto. Como já vimos quase todos e temos gostos um pouco diferentes, não é tão simples, mas nada tão complexo também, e acabamos encontrando uma alternativa. Lá pelas tantas, ela, na mão, serve a ração para os cãezinhos e, depois, promove mais uma longa passeada com eles, ocasião em que encontra vizinhas amigas, senta na calçada e brinca com os animais. Então, vou para os meus seriados, que ela não curte. Assisti bem recentemente a um belga, dez episódios, LA TRÊVE, que recomendo. Bidu e Chopinho sempre atrás dela, Baby na minha cola. É mais ou menos assim, nada de sensacional, mas é bom. E La nave va.