EMAGREÇA, FIQUE FORTE, TOME SOPA

É quase lendária a ojeriza dos jovens à sopa, de tanto que a tomaram na infância, sempre meio sem gracinha, feita para o paladar e a nutrição infantis. Confesso que custei a respeitá-la no curso da vida. Não sei se foram as noitadas frias aquecidas pelo “sopão” na casa de pais de amigos e amigas, não sei se foi a famosa canja de galinha com ovo e palmito que o finado Restaurante TREVISO servia para rebater a ressaca durante as madrugadas, no Mercado Público, mas a verdade é que, notadamente nos últimos tempos, aderi à iguaria de corpo e alma, acredito que mais de corpo. Creme de ervilha, aspargo, palmito, tomate com cenoura e beterraba, couve-flor, milho, abóbora, mais caldo verde ou caldo de feijão temperado me fazem a cabeça, quer dizer, o estômago mesmo. A sopa de cebola em Paris é de tomar ajoelhado, degustei-a em muitos locais, em vários momentos. Andréa, que é perita nas artes e manhas da cozinha, já fez umas duas ou três vezes, com a mesma qualidade, mas, depois, nunca mais, alega que esqueceu a fórmula e perdeu o jeito. Lá no TIA DULCE também havia uma bela e deliciosa sopa de cebola, nos idos tempos, hoje em dia estou por fora dos deleites de fim de noite em restaurantes, mas GRAMADO é pródiga em sopas no pão ou como você preferir. No inverno, é uma subida aos céus. Havia em Porto alegre um festejado sopão completo (puchero) no Hotel Continental, no Centro, onde fui duas ou três vezes, tipo bufê, com várias panelas contendo ingredientes sólidos. O sopão mais apreciável, no entanto, ficava no segundo andar de um antigo Restaurante no Aeroporto Salgado Filho, há quase cinqüenta anos, aonde ia me deliciar algumas vezes, com a noiva e amigos. Canja de galinha não é meu forte, ainda que adore os miúdos que a integram. O caldinho, absolutamente puro, é bom. A sopa de capelete eu não perdoo, é coisa muito gostosa, tomo sempre que posso, mas aquela preparada pela antiga empregada de família, Yeda, era imbatível, fabricação artesanal. Na sopa, você pode geralmente abusar de um qualificado azeite de oliva extravirgem, pimenta e orégano, mais um queijo ralado, se for o caso. Minhas noites caseiras têm funcionado assim, com essa base alimentar leve, saborosa e saudável. Asseguro que emagrece e fortifica. Depois, só vinho tinto. Alegria e paz.