Resumo do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro de Futebol existe desde 1959. Em 2009 passou a ser dividido em quatro Séries, A, B, C e D. É o campeonato de futebol mais equilibrado o do planeta, com todos os clubes brigando todo o tempo para subirem e não caírem.

A primeira edição da Série D aconteceu em 2009. Desde 2006 a Série é disputada por 68 clubes procedentes do RNF (Ranking Nacional das Federações) somados com os 04 rebaixados da Série C. O Ferroviário Atlético Clube de Fortaleza, Ceará, é o atual campeão. Os outros três que conquistaram o acesso a Série C, são: São José-RS, Treze-PB e Imperatriz-MA.

A Série C teve a sua primeira edição em 1981. Desde 2009 é disputada com 20 clubes divididos em dois grupos, com jogos de ida e volta onde se classificam os 04 melhores de cada grupo para as quartas de final, sendo que os 04 semifinalistas terão acesso a Série B. Os 02 últimos colocados de cada grupo na fase de pontos corridos serão rebaixados para a Série D. O campeão de 2018 é o Operário-PR. Subiram ainda para a Série B, Cuiabá-MT, Botafogo-SP e Bragantino-SP.

A Série B do Brasileirão foi fundada em 1971. Desde 2006 é disputada por 20 equipes, com turno e returno, no sistema de pontos corridos, com 4 times subindo para a Série A e 04 descendo para a Série C. O Fortaleza-CE é o campeão de 2018. Também subiram para a Série A, CSA-AL, Avaí-SC e Goiás-GO.

O Brasileirão Série A existe desde 1959. Desde 2003 é disputado por pontos corridos, com turno e returno. A partir de 2006 o número de participantes foi reduzido de 22 para 20, com 04 clubes se classificando para a Copa Libertadores, 02 para a pré- Libertadores e 06 para a Sul-Americana, e 04 sendo rebaixados para Série B. Assim como a Série B é realizado com 38 rodadas e 380 jogos. O Palmeiras é o atual campeão; e está de parabém pelo 10º título, inédito.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 03/12/2018
Reeditado em 03/12/2018
Código do texto: T6518240
Classificação de conteúdo: seguro