Você pensa que sabe de tudo. E tem até certeza por conta de uma ou outra resposta bem formulada, regra defendida ou exemplo bem sucedido. Daí você se olha no espelho, e se vê um grande tolo. Como um tolo, você se percebe andando por aí tentando entender o que é que tanto as pessoas falam. Para que elas querem o que querem? Por que acreditam em suas próprias crenças? Por que fingem não sofrer? Por que? Só um tolo perde tempo com essas tolices.
Como disse Clarisse certa vez, ser tolo não é ser burro.
Ser tolo é andar solto por aí, e só depois de estar no meio da multidão perceber que alí se trata de uma manifestação.
Só o tolo depois de subir no ônibus percebe que ele não levará para casa.
Ser tolo é deixar para ir as comprar achando que o resto do mundo vai ficar em casa e ainda se surpreender com a fila enorme da loja ou supermercado.
Ser tolo é ir sozinho ao cinema sem saber o que está em cartaz e de repente se vê numa sala escura assistindo um filme romântico rodeado de casais entre lágrimas e beijos.
Ser tolo é conseguir conversar com uma criança e ela ter dúvidas de quantos anos você tem.
Ser tolo é perdoar muito antes de saber ao certo se foi você mesmo que errou. Ser tolo é torcer pelo time que já perdeu o jogo que já acabou. (para um tolo isso faz sentido)
Ser tolo é esperar o que não vem ou vai voltar, e ainda pensar como vai ser sua reação no dia de são nunca.
Ser tolo é olhar nos olhos e imaginar um paraíso onde não tem sequer água.
Mas é como disse mesmo Clarisse, ser tolo não é ser burro. A gente cria força de onde ninguém tira nada, a gente acredita em você quando ninguém mais acredita e estende a mão. O tolo tem momentos criativos, tem respostas inusitadas, falas exclusivas, observa o que antes para outros passou desapercebido.
Como um tolo, não sei reconhecer nos outros a tolice. Isso é um fato. Mas sei quando querem me fazer de tolo, o que as vezes é um pouco tarde, lamento. Daí o que resta é só levantar e continuar caminhando, meio que perdido, acreditando que o mundo é belo mesmo assim. A vida segue(ainda bem).
Antes de terminar quero te dizer leitor, que se conhece um tolo pelo abraço. Sim, o abraço. Um tolo abraça sem saber de onde você vem ou pra onde vai, ou o que quer. Eu por exemplo abraço todos os meus amigos e inimigos  quando posso. Só resta agora eu saber quem é quem... Um dia quem sabe eu aprenda a enxergar.
Estou grato por você me ler até aqui. Deixo a você u​​m forte abraço! Talvez seja o seu primeiro de hoje, não é?

 
Leia também:
Toda porta que se abre
Até que o dia nos separe