SEGUNDOS DE DESESPERO

Regressando de passeio pós-almoço com os três Poodles, debaixo de uma chuvinha fina e chata, por quinze minutinhos, e antes da sesta sagrada, ocorreu-me narrar novamente evento não tão distante do feriadão de 07 de setembro de 2018, quando passamos quatro dias em nosso apartamento em GRAMADO. Para mim, foi marcante. Estava em pleno passeio nos jardins do prédio, com os cachorrinhos soltos, eis que ainda não começara o movimento da cidade, não havia passantes, tudo tranquilo, e eu sempre de olho neles. São obedientes, no geral, muito apegados. Enquanto falava com os únicos vizinhos presentes no edifício e que moram no primeiro andar do prédio, Baby, a cadelinha cega e surdinha, movimentou-se rapidamente na calçada em direção à rua. Chamei-a vigorosamente, mas ela custa a perceber de que lado vem a voz. Chego a pensar que sou ventríloquo. Antes que tivesse tempo de apanhá-la, o bichinho dirigiu-se à via e, caindo da calçada, escorregou e desapareceu num bueiro sem boca de lobo (gradil), que eu jamais me dera conta de que ali existia, já que o buraco é bem debaixo da beira do calçamento, com muitas hortênsias plantadas. O desespero tomou conta de mim. Atirei-me no asfalto e, ralando cotovelos e joelhos, deitado praticamente, tentei tirá-la daquele abismo: ela deslizou facilmente para dentro (há uma inclinação) e, gordinha e peluda, era complicado resgatá-la, pois se movia muito, não enxergava e o buraco era relativamente fundo. Eu a tinha libertado da coleira e, quando a segurava pela abundante pelagem, gritava de dor ou desconforto e encolhia-se. Pânico, vontade de levantar as pedras da calçada. Escarrapachado no asfalto, fui enfiando os braços e ela, creio que já mais calma, acabou por propiciar-me o rápido resgate. Quem quase penetrou no bueiro fui eu. Meu coração parecia querer escapar da boca, imagino o dela. Tudo acabou bem, mas me dei conta de que eu poderia dar a vida pela cadelinha indefesa. Contado o episódio, que durou um minuto ou menos, desde logo dou a dica: é alto o risco de quem resolver eventualmente implicar com meus bichinhos.