Nova York e o US Open

A cidade de Nova York foi capital dos Estados Unidos da América entre 1785 e 1790, desde então é mais populosa. A capital do mundo se destaca com importante centro financeiro e tecnológico, muitas universidades, disseminação de culturas e modas, muitas sedes de organizações e empresas, migração de povos e mais de 800 idiomas falados por seus habitantes. A ONU – Organização das Nações Unidas tem a sua sede em Nova York. A grande maça é considerada uma das cidades mais linda do planeta, com 50 milhões de visitantes anuais.

Conforme o censo de 2010 dos Estados Unidos, Nova York tem uma população de 8. 175.133 habitantes em uma pequena área de 783,83 quilômetros quadrados (equiparada ao município de Goiânia), o que significa uma grande densidade populacional. A região metropolitana comporta uma população em torno de 20,7 milhões habitantes em uma área de 11.642 quilômetros quadrados e é uma das maiores do mundo. A cidade é dividida em 5 distritos. São eles: Bronx, Queens, Manhattan, Statem Island e Brooklyn.

Apenas o distrito de Bronx está localizado no continente. A estátua da Liberdade foi presenteada pela França, obra do escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel e inaugurada em 28 de outubro de 1886, é um patrimônio Mundial da Unesco, representa a figura de uma deusa romana erguendo uma tocha e segurando uma tabuleta com a inscrição 4 de julho de 1776, data da Declaração da Independência dos Estados Unidos; está localizada na ilha da Liberdade no porto de Nova York e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Na ilha de Manhattan se localizam o Empire State Building, a Time Square, a 5ª avenida, o Central Park e o novo World Trade Center que foi erguido no mesmo lugar das torres gêmeas do World Trade Center, implodidas em 11 de setembro de 2001 por terroristas da Al-Qaeda, também pontos turísticos muito visitados.

De 27 de agosto a 09 de setembro de 2018, Nova York foi sede do maior evento do tênis mundial, o US Open, um dos quatro Grand Slam e último da temporada; é notório que os norte-americanos adoram tênis e têm muitos jogadores na história e no ranking atual. Conforme organizadores do evento, hum milhão de pessoas compareceram ao complexo Billie Jean King National Tennis, em Flushing meadows, no bairro de Queens, nas duas semanas de competição. Tratar-se-á com certeza de uma grande festa, que movimentou a cidade e rendeu milhões de Dólares. Em Nova York há muitas variações de temperatura, como calor, chuva e frio. Neste ano os jogadores sofreram muito com o calor e alta umidade relativa do ar, acima de 50 por cento, e alguns desistiram.

O tênis brasileiro não conquista títulos importantes na categoria simples masculino desde a época de Gustavo Kuerten; e no simples feminino não conquista desde a época da saudosa Maria Esther Bueno, portanto já faz muito tempo. No Grand Slam US Open não tivemos nenhum representante nas categorias simples masculino e simples feminino. Nas duplas masculinas estamos bem representados pelos mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares, que tem conquistado muitos títulos. No simples masculino e feminino, temos algumas promessas, como Thiago Monteiro, 24 anos, ranking 118, e Beatriz Haddad Maia, 22 anos, ranking 130.

Na sexta-feira (07) aconteceu a decisão das duplas masculinas. O brasileiro Marcelo Melo e polonês Lukasz Kubot perderam para os norte-americanos Mike Bryan e Jack Sock por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 6-1; foi um bom resultado para o tênis brasileiro e para a carreira de Marcelo Melo. Mike Bryan, 40 anos, conquista o seu 18º de Grand Slam e se torna recordista. No sábado (8) foi a final do simples feminino. A japonesa Naomi Osaka , 20 anos, de pai haitiano, venceu a Serena Williams, 36 anos, por 2 sets a 0, com parciais 6-2 e 6-4, e se tornou a primeira japonesa a vencer um Grand Slam. Serena estava nervosa, errou muito, e o tênis não perdoa. No confronto direto, Naomi tem 2 vitórias. Naomi vem obtendo bons resultados, e é a nova promessa para chegar ao topo do ranking.

No domingo (9), último dia do evento aconteceu um excelente resultado para a história do tênis brasileiro. No juvenil simples masculino o paranaense Thiago Seyboth Wild, 18, tornou-se campeão ao vencer o italiano Lorenzo Musetti, 17, por 2 sets a 1, parciais de 6-1, 2-6 e 6-2. É um título inédito na categoria juvenil em US Open e o 2º na história dos Grand Slams. No simples masculino a decisão foi entre o sérvio Novak Djokovic e o argentino Juan Martin Del Porto. Djokovic venceu o Del Potro por 3 sets a 0 e chegou ao 14º título de Grand Slam. Djokovic que se contundiu no cotovelo direito ano passado e ficou 06 meses se tratando, voltou em 2018 e foi muito criticado pelos maus resultados, deu a volta por cima. Durante o torneio, Djokovic passou mal em algumas partidas devido não suportar o calor e alta umidade, e quase perdeu. No meu entender, Djokovic não está cem por cento fisicamente, mas está melhor tecnicamente, pois fez alguns ajustes e está errando menos. E melhorando fisicamente, a tendência é voltar ser o nº do raking da ATP.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 11/09/2018
Código do texto: T6445605
Classificação de conteúdo: seguro