UM NOVO CAPITALISMO

Atenção, meus amigos jovens, meus netos e os que estão por nascer: o mundo está mudado radicalmente: muita gente em busca de trabalho, alta competição globalizada, interesses capitalistas avassaladores, redução de custos, lucratividade, mobilidade empresarial. Antigamente, você era um bom mestre-cervejeiro e trabalhava por dez anos numa companhia: tornava-se empregado estável. O mundo mudou um pouco mais e, ao invés da estabilidade para o empregado privado, surgiu o FGTS, com seus parcos e absurdos rendimentos, e já era possível demitir o mestre-cervejeiro, substituindo-o por alguém mais jovem, com menor salário. Mas, a troca não era tão simples e o mestre-cervejeiro trabalhava, via de regra, 30 anos ou mais e aposentava-se. Agora, houve a reforma trabalhista e, hoje, o STF confirmou a legalidade da terceirização das atividades-fim da empresa. Quer dizer, a área financeira ou contábil da sua instituição, que presta exatamente tais serviços à clientela, poderá ser entregue à empresa “João e Maria Associados” e você, com 15 anos de dedicação, poderá ficar chupando o dedo. Amanhã ou depois, a escolha de juízes e promotores poderá ser pelo voto, contratação direta ou qualquer outra forma de recrutamento, em caráter temporário, com menores custos para o Erário. Como dizem, há muita gente disputando vaga no mercado e é preciso flexibilizar, diminuir a despesa, estas coisas todas destes novos tempos. Vou recomendar aos netos que sejam profissionais autônomos, empresários ou, como dizia aquele personagem humorístico do Jô Soares, quando perguntavam do que vivia “Je vis DE BEC”. Um bico aqui, outro acolá, outro a colibri.