WINNER X LOSER

Sobretudo os norte-americanos costumam falar em “vencedores” e, como dizem, os LOSERS, que seriam nossos FRACASSADOS. Numa sociedade de estrutura capitalista altamente competitiva, em que avultam os valores do prestígio, do sucesso e do dinheiro, compreende-se o estilo de disputa pela vida: destaque nos estudos de colégio e faculdade, nos esportes, com as garotas, na beleza e na força, no convívio com os amigos e, notadamente, no mercado de trabalho ou negócios. Bens materiais adquirem alta relevância. No mundo europeu que conheci, não havia tanta emulação e desafio e a tábua de valores era diferente, mas eram outros tempos. De todo modo, mesmo com a globalização e a supremacia dos Estados Unidos da América, há fortes diferenças de comportamento e aspirações, pelas diversidades culturais. Para examinar a questão e tirar conclusões, você nem precisa percorrer o mundo, basta ler e assistir a filmes abundantes em que tudo isto se revela claramente. É o Velho Mundo e o Novo Mundo com suas diferenças. Os brasileiros de classe média têm assimilado bastante os valores norte-americanos, afinal, vivemos aqui neste Novo Mundo e, infelizmente, a Europa, por fatores econômicos sabidos, já não tem tanta influência cultural e nos costumes. Acho uma babaquice esta questão de “vencedores” e “perdedores”, mas é comum que se admire o famoso e rico, apesar de mau cidadão, péssimo pai e marido, eventualmente corrupto. “Fracassado”, a meu juízo, é aquele que “entregou os pontos”, não o que está na batalha, por mais discreta que seja. Enfim, WINNER ou “vencedor” é aquele que, acima da opinião alheia, é FELIZ, ao contrário do LOSER ou “perdedor”, que pode ser sucesso de público e de renda, mas é um eterno descontente.