O MAR QUEBRANDO NA PRAIA

A VIDA – COM SUAS CRENÇAS E DESCRENÇAS – É REALMENTE DINÂMICA E CAMBIANTE. O MUNDO MUDA, TUDO MUDA, QUER DIZER, QUASE TUDO OU, VÁ LÁ, MUITA COISA. SEM ME EXCLUIR, OBSERVO A METAMORFOSE DA MINHA GERAÇÃO, POR EXEMPLO. MEU AVÔ, MEU PAI JÁ SERIAM MAIS REFRATÁRIOS EM VIRTUDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS RADICALMENTE DIFERENTES DA PÓS-MODERNIDADE. AMIGOS QUE SIMBOLIZARAM E INCORPORARAM CONVICÇÕES DE DIREITA, HOJE PERCEBO VIBRANTES EM MOVIMENTOS QUE, AO MENOS SUPOSTAMENTE, SÃO DE ESQUERDA E VICE VERSA. NÃO CONSIDERO NINGUÉM ERRADO, SÓ OBSERVO AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO CURSO EXISTENCIAL: É QUASE UMA LIÇÃO DE HISTÓRIA OU DE FILOSOFIA SOBRE COMPORTAMENTO. ÉRAMOS PRECONCEITUOSOS RELATIVAMENTE, COM OPINIÕES DEFINITIVAS E JULGAMENTOS SUMÁRIOS, HOJE SOMOS BEM MAIS ABERTOS, COMPREENSIVOS, TOLERANTES - UNS MAIS, OUTROS MENOS, MAS MELHORES, DO PONTO DE VISTA HUMANÍSTICO, ACREDITO. POLITICAMENTE, NÃO SEI, EXCESSO DE INCONGRUÊNCIAS. HÁ, TAMBÉM, OS QUE, MESMO NÃO SE ACEITANDO COMO TAL, ACABARAM MAIS FECHADOS, ATÉ RADICAIS, O QUE NÃO DEIXA DE SER ENGRAÇADO OU DE REVELAR CERTOS TRAÇOS CONTRADITÓRIOS COM O PASSADO. MUITA COISA NÃO TEM NADA A VER COM PRINCÍPIOS OU IDEIAS, MAS COM CIRCUNSTÂNCIAS DA VIDA INDIVIDUAL. ENFIM, FAZ PARTE. COMO A REALIDADE MUDOU, QUEM PERMANECEU “IDÊNTICO A SI MESMO”, A PRINCÍPIO, NÃO EVOLUIU OU VEM CHEGANDO MUITO DEVAGAR. NÃO NEGO QUE EU SEJA UM TANTO SAUDOSISTA, MAS NÃO A PONTO DE REJEITAR O NOVO MUNDO. TALVEZ POR ISTO ME RELACIONE TÃO BEM COM FILHOS, QUE, POR SUA VEZ, NEM SÃO TÃO DIFERENTES E MODERNOS ASSIM. MODERNIDADE NÃO É SEGUIR A ONDA, COMO O REBANHO SEGUE O LÍDER. É IMPORTANTE, ALGUMAS VEZES, O SUJEITO SER CONSERVADOR E APENAS CONTEMPLAR A BELEZA DAS ONDAS DO MAR QUEBRANDO NA PRAIA.