PESQUISA PRESIDENCIAL IBOPE

Inicialmente, quero afastar qualquer enfoque jurídico. Outrossim, devo dizer que NÃO estou manifestando qualquer inclinação pessoal ou preferência. Dito isto, tento analisar a pesquisa recente do IBOPE. Atrevo-me a concluir que o encarceramento do LULA foi-lhe até politicamente benéfico, a despeito dos notórios contratempos pessoais. Tenho dúvidas de que ostentaria o mesmo prestígio se a vida tivesse prosseguido em seu leito natural. Quero chamar atenção, também, para o fato de que no país não surgiu nenhum líder popular nos últimos tempos. Ademais, é importante não esquecer que a Reforma Trabalhista, as tentativas de Reforma da Previdência Social e medidas análogas são muito, muito impopulares, sem que se cogite do nível do desemprego, da inadimplência de grande parte da população e dos pavorosos escândalos da ampla corrupção política. O povão não é bem aquele que conhecemos aqui do sul, é o da periferia necessitada do Rio e de São Paulo e o do Nordeste, por exemplo, que representa muito voto, voto de protesto e descontentamento e de suposta autodefesa. Minha empregada, por exemplo, falava mal de Lula, Dilma, PT, Temer, Aécio, dos políticos em geral, sem exceções. Indignada. Hoje, ela já diz que, como todo mundo rouba, é preferível escolher quem não quer prejudicar ainda mais o povo, retirando direitos trabalhistas e previdenciários, dando a entender que Fênix pode renascer das cinzas. Fico imaginando o homem simplório de muitos Estados populosos que nem sabe ao certo o que seja Lava-Jato, “pedaladas fiscais” e outros temas distantes do seu mundinho carente. O quadro atual das intenções eleitorais, portanto, não me surpreende e inexiste luz no final do túnel. É o nosso Brasil, mas muita água ainda deve passar debaixo da ponte.

PS: tentei, dentro das minhas limitações, como já fiz dezenas de vezes, fazer uma análise crua, técnica, sem qualquer “parti pris”. Peço encarecidamente que não distorçam o assunto com pinceladas partidárias, ideológicas ou por simpatias .