Não podemos votar errado

No dia 07 de outubro do ano que se finda, todos nós eleitores entre 18 e 69 anos, teremos de nos comparecer às urnas eleitorais para escolhermos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Em Goiás serão eleitos o governador, vice-governador, dois senadores, 17 deputados federais e 41 deputados estaduais.

De acordo com a nossa Constituição Federal o voto é facultativo, ou seja, não é necessário para os cidadãos entre 16 e 17 anos, para maiores de 70 anos e analfabetos. Quem for obrigado a votar e não votar pagará uma multa ou terá o título eleitoral suspenso e se privará de alguns direitos como não poder fazer financiamentos e tirar passaporte.

A eleição é um processo democrático em que nós eleitores podemos escolher os nossos representantes políticos. Muitos candidatos sem vocação para a política ou mal-intencionados se aproveitam da eleição para se enriquecerem e promoverem parentes e amigos. Não fazem política, mas politicagem; e são cognominados politiqueiros ou corruptos.

O nosso quadro político atual não parece ser promissor devido a descoberta de vários esquemas de corrupção como o Mensalão e a Operação Lava Jato, em que muitos políticos e partidos estão envolvidos até o pescoço. Conforme a nossa legislação quem é ficha suja, foi condenado em 2 ª instância, não pode ser candidato. Só políticos honestos (ficha limpa) podem ser candidatos. Devido ao impedimento de muitos políticos de se recandidatarem, devem aparecer muitos novos candidatos. Creio que essa será a eleição da renovação!

Ah, sim, podemos votar em branco ou anular o nosso voto, o que não é uma solução nem uma forma de protesto justa. Vale ressaltar que todos os candidatos são aptos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não são imunes de se corromperem após eleitos. Temos que ficar atentos à propaganda eleitoral que pode ser tendenciosa e mentirosa. Cabem a nós eleitores avaliarmos bem os nossos candidatos e até conhecermos suas intimidades, e não vendermos o nosso voto. Portanto, temos que votar no candidato certo, para não nos arrependermos depois.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 04/08/2018
Reeditado em 04/08/2018
Código do texto: T6409178
Classificação de conteúdo: seguro