BÉLGICA

O JOGO DA COPA COMPLICADO DE AMANHÃ CONTRA A SELEÇÃO BELGA, TROUXE-ME À LEMBRANÇA UMA LIGEIRA PASSAGEM QUE FIZ POR SEU TERRITÓRIO, COM MAIS TEMPO EM LIÈGE, NO ANO DE 1967. FOI ALGO ACIDENTAL. CONHECI NA ALIANÇA FRANCESA DE PARIS TRÊS BRASILEIROS DE OUTROS ESTADOS, QUE PROCURAVAM MAIS UM PARCEIRO PARA DIVIDIR A GASOLINA NUMA VIAGEM DE RECREIO ATÉ COPENHAGEN, NA DINAMARCA. JÁ ESTAVA HÁ MAIS DE TRÊS MESES EM PARIS E ACHEI QUE SERIA UMA BOA. COMO ESTAVA RELATIVAMENTE EQUILIBRADO EM FINANÇAS, COM MINHAS AULAS PARTICULARES DE “PORTUGUÊS E CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA” PARA ESTRANGEIROS, QUE CONSEGUI DESENVOLVER, PUBLICANDO NO MURAL DA PRÓPRIA ALIANÇA, EU TINHA FUNDOS PARA UMA SEMANA E POUCO DE AVENTURA “ECONÔMICA”. COMBINAMOS CERTA DATA, À NOITE, PARA QUE ME APANHASSEM DE CARRO, DENTRO DE UMA SEMANA. CHOVIA BARBARAMENTE, MAS FUI, EM DÚVIDA SE VIRIAM MESMO. NO HORÁRIO COMBINADO, APARECEU UM FUSCÃO PRETO COM DESENHOS DE ENORMES MARGARIDAS NO TETO E NAS PORTAS. ERAM OS CARAS DE QUEM NUNCA MAIS TIVE DEPOIS NOTÍCIAS. A VIAGEM FOI UM ESPETÁCULO, FIQUEI ENCANTADO COM TUDO QUE VI, LIÈGE, NA BÉLGICA, HAMBURGO, NA ALEMANHA, E, SOBRETUDO, COPENHAGEN, COM SUAS LOIRAS GRANDES E LINDAS, COMENDO SORVETE NO INVERNO, QUASE TODO MUNDO DE BICICLETA. CARÍSSIMA ERA A CERVEJA NOS BOTECOS. RESTOU-ME CURIOSIDADE QUANTO À BÉLGICA, QUE SÓ PUDE APRECIAR DE PASSAGEM. PARECE QUE SE COME MUITO BEM LÁ E A CERVEJA EU SEI QUE É BOA. CONHECI RAPIDAMENTE APENAS A REGIÃO FRANCOFÔNICA, TALVEZ VOLTE, VAI DEPENDER UM POUCO DO RESULTADO DE AMANHÃ, NO JOGÃO DA COPA. SE PERDER, NÃO SEI SE AINDA VOU QUERER PAPO TÃO CEDO. É UMA SELEÇÃO DE FUTEBOL DE PRIMEIRA. TUDO É POSSÍVEL, MAS ACHO QUE AINDA VOU VOLTAR, NA BOA. SERÁ MESMO?