Palavra Solta - “a ema gemeu no tronco do juremá...”

Palavra Solta - “a ema gemeu no tronco do juremá...”

*Rangel Alves da Costa

Diz a cantoria nordestina, na voz do mestre Jackson do Pandeiro, que se a ema geme no tronco do juremá será sinal que o amor irá se acabar. Diz: “A ema gemeu no tronco do juremá, foi um sinal bem triste morena, fiquei a imaginar, será que é o nosso amor morena que vai se acabar?...”. Eis o Canto da Ema trazendo medo, angústia e aflição. Contudo, bom saber que ao lado da ema há um pássaro cantarolando as alegrias da vida, do amor, da esperança. A ema até que pode amedrontar os corações frágeis, os amores poucos, os quereres mínimos, mas não consegue vencer o canto maior que brota no amor verdadeiro. Este, o amor verdadeiro, canta pela voz dos pássaros, pela voz dos anjos, pela voz da brisa, pela voz da paz. Este, o amor verdadeiro, não se assusta nem teme, não tem mau presságio nem acredita em ser vencido pelo mal que a tudo ronda. Ora, é amor, é verdadeiro. E canta pela voz dos pássaros, pela voz dos anjos, pela voz da brisa, pela voz da paz. Quero sempre ouvir uma canção assim. E ainda que a ema cante, e sempre um cantar feio e torto, jamais ecoará mais plangente e melodioso que a voz brotada de corações que alegram pássaros, sóis e girassóis. Uma canção assim tão nossa, pois a nossa voz é de somente amor. Uma canção cantada pela voz dos pássaros, pela voz dos anjos, pela voz da brisa, pela voz da paz!

Escritor

blograngel-sertao.blogspot.com