O Conselho de Anciãos
Da série: PARÔNIMOS NOSSOS DE CADA DIA.
(Não quero esmolas, apenas uns trocadilhos)
O Conselho de Anciãos
Gerusa, médica muito competente e dedicada ao trabalho. Durante o curso de Medicina, ao chegar o momento de escolher a especialização, não teve dúvidas: Geriatria. Tinha especial interesse no trato com os pacientes mais vividos. Encantava-se com a chamada terceira idade. Muito provavelmente por associação ao sentimento declarado de admiração pelos pais, idosos e experimentados pela vida.
De tanto conviver com os anciãos, resolveu formar um conselho para ouvir, em sua avaliação, as deliciosas histórias de vida e absorver os ensinamentos que as idades mais tenras não podiam oferecer. As reuniões eram realizadas no seu próprio consultório. Para facilitar a identificação do exato momento da qual ela participava, promoveu uma engenhosa alteração móvel na placa que denominava o seu local de trabalho. Nos dias normais de atendimento médico ao público mais avançado nos anos, podia-se ler: Consultório da Gerusa. Já nos dias do Conselho dos Anciãos, a indicação constante na placa era: Consultório da Gerúsia [nota 1].
Nota
[1] Na Grécia antiga, em Esparta, conselho permanente dos mais velhos, os Gerontes, com idade acima de 60 anos.
....................................................................................................
<** CONVITE **>
Caro leitor, escritor ou não: Se você gostou deste texto ou se tem alguma ressalva sobre ele, é muito importante que VOCÊ COMENTE expressando a sua opinião. Talvez você não saiba, mas o seu comentário, seja um elogio ou uma crítica funciona como uma espécie de bússola, sinalizando se nós, poetas, contistas, frasistas, romancistas, pensadores, cronistas, enfim, operadores da literatura, estamos no caminho certo, no sentido de atingir o seu coração. Embora algumas vezes o nosso trabalho tenha um caráter mais intimista, muitas outras vezes nossos escritos são feitos PARA VOCÊ, QUERIDO LEITOR, pois é você que é a causa da nossa existência literária. Portanto, sem mais delongas, convido-lhe a comentar este e outros textos meus e de outros autores. Ficaremos muito felizes em "ouvi-lo" qualquer que seja o teor das suas palavras. Um grande abraço e obrigado pela acolhida.
....................................................................................................
© Leonardo do Eirado Silva Gonçalves