A gente mora no agora (EC)

A gente mora no agora

(Alberto Valença Lima)
 
Há quem more no ontem. Há também os que vivem no amanhã. Na verdade, quem nesses tempos mora, não vive. Passa os dias relembrando momentos que já não voltam ou, idealizando acontecimentos que nem sabe se chegarão.
 
Se relembra, está morando no passado. Tempo que ficou para trás e, não há possiblidade de voltar. O que passou, passou. Não digo que se vá esquecer. Até servem de experiência os acontecimentos que viveram. São estes momentos que determinam nossas ações atuais. Mas viver neles é desperdício de tempo. Não é no ontem que devemos morar.
 
Se apenas idealiza, está morando no futuro. Tempo que ainda não chegou e, quiçá, algum dia chegará. E, se chegar, poderá ser bem diferente. Viver fazendo planos é uma experiência que pouca vivência trará. Os planos são necessários, claro. Mas apenas para programar, para se preparar para o que poderá vir a acontecer. E também, como forma de tornar realidade um sonho. Muito útil e eficaz. Entretanto, viver nos sonhos é também desperdício pois, os acontecimentos estão ocorrendo e não estão sendo aproveitados. Não é também boa morada residir no amanhã.
 
Agora é a hora de estar. E só nela podemos realmente desfrutar a vida. É agora que as coisas acontecem, ou melhor, estão sucedendo. A cada instante. É agora que a gente mora.
 
Então, vivamos o agora. É no agora que moro.

*****

Este texto faz parte do Exercício Criativo - A Gente Mora no Agora
Saiba mais, conheça os outros textos clicando no link abaixo.

http://encantodasletras.50webs.com/agentemoranoagora.htm
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 18/06/2018
Reeditado em 18/06/2018
Código do texto: T6367347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.