CORPUS CHRISTI

Lembro dos idos tempos de ginásio Anchieta, quando a gente tinha de participar da procissão de CORPUS CHRISTI pela cidade e tenho a recordação muito viva de um determinado momento em que passávamos defronte a Santa Casa de Misericórdia, entoando hinos religiosos. Confesso que ia porque tinha de ir, mas nunca curti o barato, com todo respeito. Missa de aula às quartas-feiras de manhã bem cedinho, acordava às seis horas, no calor, na chuva ou no mais arrepiante frio do nosso inverno, que, naquele tempo, era longo e pra valer. Portanto, não era feriado coisa nenhuma. Não fosse a crise dos combustíveis, muita gente estaria partindo para desfrutar a Serra ou a Praia. Não se fazem mais católicos como antigamente. Havia também os finais de semana de retiro espiritual no Morro do Sabiá. À Vila Manresa, nunca fui. Ouvíamos os sermões impressionantes do Padre Assis, que, lá do alto, mostrava-nos as luzes distantes da cidade contaminada pelo pecado. Pecado e Inferno eram o feijão com arroz dos seus inflamados discursos. Mas valia pelos jogos de futebol durante o dia inteiro. Não sei se durou muito tempo, mas até o segundo ano ginasial, tínhamos de fazer uma redação sobre o sermão do padre na missa de domingo, que nos obrigavam a assistir para depois prestar contas. Influenciava nas notas da cadeira de Religião. No confessionário, pois era importante comungar, cansei de repetir a confissão dos mesmos pecados, não variava nunca, assim como a indefectível pergunta: “Fez sexo sozinho ou com outra pessoa?” Sozinho, é claro, padre. Afinal, eu tinha 12 anos. Tive, em verdade, poucos momentos de enlevo místico, mas seguia a cartilha, ao menos durante certo período. Aos 13, já mês esquivava do CORPUS CHRISTI e das missas aos domingos. Não foi por nada que, findo o ginásio, fiz teste e fui aprovado para o Curso Clássico do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, sem que a família soubesse ou aprovasse. Devo muito ao Velho Anchieta da Rua Duque de Caxias, excelente colégio, mas, para ser bem sincero, religião nunca foi a minha praia.