CRÔNICA CRISTÃ: - Minha antipatia por Paulo, o Apóstolo.

Tenho um chamado cristão que me acompanha desde que me lembro por gente.

Li muito, sobre tudo que é assunto, desde que aprendi a ler, aos sete anos.

Inclusive lembro do primeiro livro que ganhei: tinha um galo de penugem vermelha na capa, mas não me lembro da estória (ou história) mas acho mesmo que era uma dessas estórias infantis, cheias de fantasias, contadas para crianças, principalmente naquele meu tempo infantil. Ganhei como prêmio, da professora. Acho que fui a melhor em leitura da sala. Mas não tenho certeza.

Porque estou contando isso?

O ponto que quero chegar é que, apesar de ter lido muito, inclusive era uma viciada em leitura, de qualquer tema, e de me sentir profundamente cristã, ter ouvido muito sobre os temas bíblicos, pouco tinha lido da bíblia. Aliás nunca a li de capa a capa. Sempre foram leituras esporádicas, ocasionais, direcionadas pelos dirigentes da igreja.

E uma coisa que me leva a escrever essa crônica é para falar sobre minha impressão pessoal por certos personagens bíblicos.

Por exemplo:

- Sempre senti uma certa antipatia por Paulo, anteriormente chamado Saulo e perseguidor dos cristãos, até que Cristo lhe apareceu e então ele passou a ser um professador do evangelho de Jesus Cristo. Ele é muito reverenciado nos meios cristãos, pelo trabalho que realizou em prol da promulgação do evangelho do nosso grande Mestre e Salvador.

Então porquê a minha antipatia por ele?

Posso dizer que até a pouco tempo eu não sabia. Apenas era uma certa aversão a alguns textos, a algumas epístolas que ele escreveu. Tinha algo que não me agradava. Eu não conseguia vislumbrar o motivo.

Porém, recentemente entrando num grupo de irmãs que oram, leem a bíblia, cantam, não sendo todas de mesma irmandade religiosa, mas de várias igrejas cristãs, acabei por me dedicar mais à leitura bíblica. E com essa prática, acabei descobrindo o motivo.

Devido a essas leituras, feitas para a realização de campanhas de oração, venho me interessando mais e mais à leitura e entendimento do texto bíblico, para melhor compreender e entender a verdade cristã. E posso dizer que a poucas leituras atrás. Ou mesmo numa leitura feita hoje, fiquei sabendo o porquê da minha antipatia por Paulo, o Apóstolo:

- Ele deixou de perseguir os cristãos e passou a realizar a sua missão de evangelista, ótimo. Porém, foi um grande machista.

Alguns de seus textos são excludentes, muito, aliás.

As mulheres, através da pregação de Paulo, não tinham voz e nem vez.

Então, após 2018 anos d.C., num mundo moderno e mais evoluído, morando num país onde as mulheres alcançaram muitos direitos, anteriormente exclusivamente masculinos, como estudiosa e interprete que sou, não poderia deixar de perceber isso.

Os homens judiaram muito das mulheres. Elas foram escravizadas e maltratadas por milhares, senão bilhões de anos. Se tornaram seres profundamente sentimentais e espirituais, para poderem suportar.

Galgamos obstáculos gigantescos para não sermos eliminadas e estarmos nessa posição que hoje ocupamos. Sofremos muito preconceito e machismo, desde sempre, que ainda não foram totalmente vencidos, eu que o diga.

Mas como o pequeno pastor bíblico, ungido rei, Davi, um dos meus personagens bíblicos prediletos, depois de Jesus, é claro, a luta das mulheres trouxe a elas muita força em sensibilidade. As mulheres são mais sensitivas e verdadeiramente espiritualizadas que os homens. Creio que foi um meio de defesa.

E nos comparo a Davi, que apesar da aparente fraqueza física, matou o gigante Golias, que assustava até os mais gigantes e experientes soldados de Saul.

Davi moço jovem, de gentil aspecto, extremamente sensível (era músico, escrevia e tocava) matou ursos e leões para defender suas ovelhas. O seu cuidado, carinho e responsabilidade eram tão grandes, que ele não podia suportar a ideia de alguma delas ser devorada por aquelas feras.

E as mulheres, muitas, mataram e matam até hoje, muitos ursos e leões e serpentes, espiritualmente falando, para vencerem no seu dia a dia.

Davi me lembra muito a ação de Jesus Cristo, o Pastor divino, que veio ao mundo para resgatar as ovelhas perdidas do Pai Criador.

Ele defendia com unhas e dentes os pobres e necessitados, de alguma maneira excluídos da sociedade, por qualquer que fosse o motivo, qualquer. Basta lembrar de Zaqueu, o publicano, cobrador de impostos, que era excluído e desprezado pelo povo, devido inclusive a essa função que desemprenhava.

Jesus Cristo dizia que não tinha vindo ao mundo pelos justos, mas para resgate dos pecadores.

Então Jesus Cristo, o Filho de Deus veio ao mundo, resgatou mulheres, homens, crianças da exclusão. Tão importante sua presença na terra que vou repetir o que se diz muito: repartiu a História da humanidade em a.C e d.C. (antes de Cristo e depois de Cristo).

E as profecias continuam a se cumprir. E Jesus Cristo, um, vem buscar a Esposa eleita, uma, os quais serão seguidos pelos filhos de Deus, Cristãos escolhidos no mundo, para o governo divino na Terra e nos Céus. Governo da Verdade, do Bem, da Justiça e do Amor.

Novos céus e nova terra. Está lá em apocalipse, e em outras várias partes da Bíblia.

E pra quem ainda não leu, basta ler o Livros Sagrado, revelado por Deus aos homens.

Livro esse alias, que foi por muitos homens, anti-cristos, falsos pastores e falsos profetas, deturpado em muitos pontos.

Porém a verdade cristã ressurge, cada dia mais clara, límpida, lúcida: só o amor salva.

Sem amor, não tem salvação, porque não tem arrependimento. E sem arrependimento não tem perdão. E sem perdão não vem a salvação ao dito cujo ser desobediente e cego.

Quem crer verá a glória de Deus! Tá na Bíblia.

E eu creio!

Eu quero!

Eu desejo que a Verdade rompa a realidade, e o amor divino invada o mundo todo com sua luz e saber.

E enfim nos tornemos seres celestes, bons, cheios de vida, eternos, cheios de amor.

E a Justiça acontecendo em todo canto do universo.