AO BALANÇO DAS HORAS

Como estamos em preparativos para a venda do apartamento dos falecidos pais no Edifício Jaguaribe, na Salgado Filho, meu irmão Ricardo presenteou-me, hoje, almoçando aqui em casa, com um LP que teve significação na minha vida. O “vinil” AO BALANÇO DAS HORAS, da Discos Decca, do BILL HALEY E SEUS COMETAS (Rock Around the Clock), gravado originalmente em 1954 e que, em seguida, estourou no Brasil, consagrando o Rock And Roll. O interessante é que a capa original no Brasil que Ricardo me deu está autografada por meu pai. Conheci o ritmo quando era ainda bem piá em Encantado. As amigas da mãe estavam reunidas para jogar cartas lá em casa e Lilia Chanan trouxe a novidade. Disse ela: “Maria, isto chegou agora, é um estouro, é música que eletriza e ninguém consegue se controlar”. Eu, casualmente por ali, sentado, só ouvindo atentamente. Dona Lilia arrematou para as amigas: ”Duvido que alguém ouça a música sem dançar, batucar ou mexer-se”. E foi logo pondo para tocar na eletrola potente do pai, RCA Victor, o arrebatador ROCK AROUND THE CLOCK, a todo volume. Minha reação foi típica de quem encara desafios e tudo acompanhei em silêncio, preso à cadeira. A música explodiu, as mulheres a saracotear pela sala e eu impassível, não mexia um dedinho sequer. Adorei o novo som, mas intimamente comemorei minha “superior resistência”. Foi uma especial descoberta. Talvez mande fazer um quadro. Minha mulher não curtiu a ideia, verei se algum filho tem interesse neste pequeno pedaço de história.