A GENTE VAI LEVANDO

Os políticos não podem estranhar decisões judiciais e como os julgadores interpretam provas ou aplicam o Direito. Diariamente, na Justiça do Trabalho, na Justiça Comum, Cível ou Criminal, muitos casos que, em outros tempos, mereceriam tal ou qual reflexão, hoje em dia são analisados de modo altamente subjetivo, submetendo-se, não raro, a decisões criativas, que não correspondem a padrões tradicionais, tal como é a vida moderna. Advogados se queixam, promotores se queixam, muitos magistrados rejeitam e as partes, bem, as partes sofrem todas as conseqüências desta “new wave”. Já venci causas quase impossíveis e tenho perdido para argumentos de verdadeira pirataria jurídica em prol daquilo que entenderam por justo. Não adianta chorar o leite derramado, nosso mundo está mudando. Tudo é muito rápido, superficial, epidérmico. Não, não sou louco de dizer que a Justiça é rápida, refiro-me apenas às exigências de uma nova sociedade – que, muito sacrificada, tornou-se naturalmente mais ansiosa e impaciente. Na dúvida, há quem apele para o sargento, pois até parece que o fim justifica os meios. O interessante é que todos cobram retidão, mas assim não se portam no dia a dia, falando em termos amplos. Se não respeitam nem a opinião alheia, merecem o quê? Ontem mesmo, neste Facebook, tomei ciência de casos espantosos de decisões de tribunais que a gente não consegue explicar com modelos clássicos de formação jurídica. Claro, sempre houve absurdos no passado, por isto mesmo fica difícil compreender a repetição em tempos modernos. Não consigo entender exatamente como pessoas graduadas e experientes sigam ainda as mais tortuosas trilhas. Falar em “outros interesses” está na moda, mas ocorrências banais ou que não tenham grande repercussão não suscitam, a rigor, este tipo de pensamento sombrio. Ou me engano? Não seria o preço das transformações? Se A é igual a B e B igual a C, ainda se pode concluir que A também é igual a C? Eu vou, enfim, continuar rezando pela minha cartilha, mas com muitas dúvidas. Bem ou mal, parece que alguns resultados são positivos, mas o Sistema obviamente desanda e exige reconstrução. E a gente? "A gente vai levando essa chama"...