QUE CRISE?

De tanto tomar conhecimento de esquemas e mecanismos para o enriquecimento indevido e a formação de fortunas espúrias, a gente acaba por duvidar da capacidade do ser humano, das instituições e de todo um sistema econômico. Quem atinge elevado patamar passa a ser visto com certa suspeita e descrença. É preciso ir devagar nessa sofreguidão de fazer terra arrasada, em todos os campos. Ninguém, convenhamos, é absolutamente santo, perfeito em seus pensamentos e atos, muito menos o sem teto ou o ermitão. Miramos nossos canhões para os ricos e poderosos, o que, algumas vezes, é correto, mas é necessário discernimento para separar o joio do trigo. Portanto, muita calma nesta hora. Os mais jovens não conhecem, mas em nosso país viveu um dos homens mais impressionantes em matéria de empreendedorismo altamente bem sucedido. Bem sucedido aqui, na Austrália e nos Estados Unidos da América. E não era coisa pouca, mero destaque, era uma potência, um fenômeno quase inacreditável de geração de riqueza. Falo do maior fazendeiro do Brasil, TIÃO MAIA (Sebastião Ferreira Maia), cuja história pessoal mereceria apurado estudo. Nascido em Minas, tornou-se grande em São Paulo, sendo que não tinha nem o Primário completo. Grande fazendeiro, foi perseguido e acusado de abuso de preços, numa época de desabastecimento de carne. Vendeu seus bens no Brasil, inclusive os frigoríficos e, em 1976, partiu para a Austrália, sem saber inglês, com seu conhecido jeito caipira. Lá iniciou criação extensiva de gado, desenvolvendo a pecuária de corte e tornando-se dono de mais de 65.000 cabeças de gado e mais de um milhão de hectares de terras. O Barão do Gado passou a ser acusado pelo governo australiano pela alta concentração de terras. Então, resolveu mudar-se para os Estados Unidos da América em que também foi muito bem sucedido, tendo investido milhões de dólares no mercado imobiliário de Las Vegas. Voltou ao Brasil em 1992, após haver sofrido um aneurisma cerebral e passou a viver recluso num apartamento na cidade de São Paulo, onde morreu aos 89 anos. Na ocasião de seu falecimento, constavam entre seus bens 170.000 cabeças de gado, duas fazendas na Austrália, muitos imóveis e empreendimentos nos USA. Aliás, o gado das fazendas australianas era controlado por helicópteros de Tião. Sinhozinho Malta, da novela ROQUE SANTEIRO, teria se inspirado em Tião Maia, um brasileiro realmente impressionante.