LEMBRANÇAS NA MADRUGADA

Agora, na madrugada, relembrei alguns locais de comida honesta e preço justo que conheci, muito freqüentei e dos quais tenho saudade. O LA SOURCE, no Boulevard Saint Michel, em Paris dos anos sessenta, era ponto tradicional para os pelados como eu, mas também para turistas, estudantes e locais que buscavam refeição rápida e barata: à beira da calçada: pedia-se - para comer ali mesmo, de pé - um CROQUE MONSIEUR inigualável, por poucos francos. Claro, não mais existe. Havia, há anos, um “croque monsieur” razoável no barzinho da ALIANÇA FRANCESA do centro de Porto Alegre. Não vou citar os restaurantes ou bares clássicos da Capital, objetos de vários artigos, crônicas e reportagens, sendo que eu próprio já os exaltei muito, quando falei de andanças em idos tempos. Quero trazer à lembrança, de tempos um pouco mais recentes, um restaurante simples, mas muito procurado, que freqüentei por anos a fio, no centro da Capital, na Rua Riachuelo e que, infelizmente, quebrou: o LA CHURRASQUITA, onde também costumava ir aos sábados, pelas duas da tarde. Com cardápio e serviço mais completo, qualificado e também mais espaçoso que o saudoso SPAGUETILÂNDIA. Tem uma churrascaria em Porto Alegre, em Ipanema, ainda ativa, que freqüentei bastante e que adoro pelo churrasco supimpa, com fartura de acompanhamentos e preço justo, mas que não tenho ido há mais de dois anos: BRASÃO. É, ou era, bem como eu gosto da coisa: sem frescura, abundante, qualificada, a preço de voltar quando quiser e pagar, sem susto, para toda a família. Acho que a grande maioria dos meus parceiros não comunga da singeleza do meu gosto. Pena. Sou dos que curtem certos restaurantes à beira da estrada. Já fui cliente assíduo do BOLOGNA e do RIO CARREIRO bem bons, mas que recentemente fecharam as portas. Vejam que não estou falando em “points” dos velhos tempos, nem dos “médios tempos”, como seria caso do BIRRA E PASTA E RIVERSIDES, do Praia de Belas Shopping, do FRATELO SOLE, no Cristal, do SACI, CHOPÃO ou MOSQUETEIRO. O RIVERSIDES do Rua da Praia Shopping não é recordação remota: foi arena gastronômica de refeições prazerosas até não muitos anos. Aliás, quando conheci Andréa, foi lá que almoçamos, num dia de semana, há quase 15 anos.