MENTIRAS QUE CONDENAM

Não existe quem nunca tenha mentido, mesmo que para finalidades piedosas. Às vezes, a pessoa diz que apenas “omitiu”, mas não falou toda a verdade. A gente, em determinados casos, tem de mentir até para os pequenos, em nome de um bem maior, mas mente. Ressalvo que Papai Noel não é mentira, é poesia, como o Coelho da Páscoa. Vamos, então, tentar separar o pecado venial do pecado mortal. Quando a pessoa deixa a (o) namorada (o) em casa e depois vai a uma festinha com amigos (as), sem nada contar, mentiu, mas acho que neste caso é pecado venial. É ruim, mas não lança automaticamente o indivíduo nas profundezas do abismo. Quando diz que achou um corte de cabelo lindo, um sapato ou uma roupa bonita, se não falou a verdade, certamente não irá para o inferno, é simples recurso para a convivência pacífica. Agora, se você, para alcançar objetivo de conveniência imediata, diz que ama alguém, é preciso chamar os “universitários” para um veredicto. Por outro lado, há muitos e muitos casos de “crime de perjúrio”, em que o cara de pau vai a juízo e mente, por interesse, temor, carreirismo ou simplesmente por amizade e seguidamente nada acontece no plano jurídico: é garantia de um assento no inferno. Nas relações de família, então, abundam mentiras: brigas de marido e mulher, guarda e regulamentação de visitas, interdição e outras situações que envolvam interesses, conveniências e emoções distorcidas, como raiva e emulação. Quando os danos são significativos, não há como livrar-se do fogaréu e da tortura que há de vir. Eventualmente, a verdade é um traço sutil de crayon, uma neblina leve que logo se dissipa. Não vou falar de certos políticos, já que as cadeias estão repletas de inocentes, é só pesquisar. Vou me permitir dizer apenas duas coisas para os homens: se a mulher pergunta que idade você acha que ela tem, chuta quatro ou cinco anos menos abaixo do que realmente pensa; se ela pergunta se você acha que está gorda, diga invariavelmente NÃO, por mais que ela insista que está. A verdade, no caso, é pecado mortal e transforma logo sua vida num inferno.