09- POLÍTICA COM PIPOCA: Em família...(Danger:alerta de texto longo)

Tenho uma leve sensação de que no Brasil estamos vivendo uma versão de minha casa, quando éramos crianças. Tudo ia bem, até um dos irmãos dizer: "eu vou contar teu segredo para a mamãe.” Pronto. Imediatamente, quem tinha segredo do outro já apontava as “armas”. Em geral, ficávamos como a Coreia do Norte e os EUA, com a mão em cima do botão, mas não disparávamos. Apenas blefávamos. Mas, dedurar o outro só era questão de tempo. Ficávamos um período de castigo, mas, logo tínhamos novos segredos.

Era um mau comportamento na escola, ou um beijo as escondidas ou não ter tomado banho antes de dormir e jurar que tomou. Comer o pedaço da carne de pai. Na minha opinião, esse era o mais grave. Ficávamos todos de castigo.

Fomos crescendo e largando as coisas de crianças. Fomos aprendendo a ser adultos, mas ainda temos segredos um dos outros que dariam um bom castigo como ficar em casa enquanto todos se divertiam na rua. Para minha surpresa, o jogo de segredo que acontecia no meu âmbito familiar de criança também ocorre em nossas instituições.

São três poderes espalhados por 26 estados mais o Distrito Federal e em mais de 5500 municípios e cada ente deste tem um poder executivo, legislativo e judiciário (exceto os municípios) e tribunais de contas e sem falar no quarto poder, a mídia. Todos funcionam bem como ordena a constituição: de forma harmoniosa. Mas, de vez em quando, alguém solta um segredinho, vaza um áudio ou vídeo. Algo que foi feito nas surdinas. Às escuras. E o que acontece? Cada um dos ofendidos também tem um segredo. De repente, vira uma guerra de chantagem. Um querendo mostrar que o outro é corrupto ou que tal poder está corrompido ou que possui favores em excessos...

A guerra da vez é a do auxílio moradia dos magistrados e equivalentes. Pode, não pode. Um por pessoa, mais o juiz de Cabral ganha dois, ele e a mulher. Alguns desembargadores do TRF4 também usufruem, e pelo Brasil a fora de desempregados, sem tetos e sem terras, excelências das mais diversas instâncias e de salários arrombando o teto, ganham auxílios para bem morar.

Se é legal ou não, não sei. Moral pelo menos não aparenta ser. Mas, não vamos fazer muita zuada. Deixa a justiça liberar uns segredos que ela sabe como forma de retaliação e esperemos pela replica dos executivos e tréplica dos legislativos. Vai ver quer, um dedurando o outro, mostrando aquilo que está escondido aos nossos olhos, possamos ver o que realmente está acontecendo em nosso país. Coisas que só quem é da “família” sabe.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 12/02/2018
Reeditado em 06/12/2022
Código do texto: T6251815
Classificação de conteúdo: seguro