IMPOSTORES

Quero rádio perfeito e televisor impecável. DVD original, porque os piratas danificam o aparelho, do qual também quero perfeição. Geladeira, computador e internet. Máquina fotográfica, fotografia e fotógrafo. Automóvel, serviço público e caixa eletrônico.

Gente, não. Gente não pode ser perfeita. Quero gente emendada, com defeitos de fabricação e adquiridos ao longo da vida. Bom caráter, direita e com princípios de ética, mas normalmente pecadora. Com problemas de conduta e temperamento difícil. Inteligente, mas que não saiba tudo. Genial, mas que não seja gênio. Religiosa ou profana, desde que admita o meio termo do pode ser que sim ou pode ser que não, sobre suas idéias.

É que gente perfeita soa falso. Na verdade nem existe, pois a própria perfeição é inexistente, no tocante a nós. Quem perdoa demais e não guarda nenhum rancor; quem nunca traiu nem mesmo em pensamento e jamais cogitou uma indecência não existe. Só leva uma bofetada e se permite outra, mesmo como figura de linguagem, aquele que sabe que é mais fraco ou que no momento está em plena desvantagem face ao agressor. Não reage porque não não pode.

Ao meu lado, só quero gente real. Que de vez em quando perca a estribeira, chute o balde, e cuja trajetória tenha lá suas nódoas. Pessoas que às vezes decepcionem, tenham raiva e medo. Sejam legais e honestas, solidárias e finas, que no entanto joguem, se necessário. Mandem o próximo às favas e pelo menos conheçam de ouvido os mais básicos palavrões. Não para dizê-los, mas para não desmaiarem a cada vez que os ouçam.

Não há gente pura. De nenhuma virtude à toda prova. Pode haver quem pareça (e medra quem se diga), porém é tudo postiço. Gente pura é impostora; gente perfeita é farsante. Esconde-se numa fachada moralista e se regala em maledicências, julgamentos e fofocas. Para gente assim ninguém presta - ou quase ninguém, apenas ela - e o mundo poderia viver sem aqueles que se assumem normais. Os que não fingem ser o que um ser humano jamais será.

Tenho sonhado com telefonia celular perfeita. Com tantas outras tecnologias perfeitas, especialmente na medicina. Só não sonho mesmo com um mundo perfeito, porque seria irreal. Composto por gente além da imaginação. Gente que brinca de ser superior. Acima de qualquer suspeita.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 20/08/2007
Código do texto: T616044
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.