Peidar é normal

Todos os animais por se alimentarem liberam gases na forma de arroto, vomito e peido. Os gases intestinais são consequências da decomposição de alimentos e bactérias. O tamanho do animal e a sua dieta alimentar influem na produção de gases. Animais carnívoros e herbívoros ruminantes produzem mais gases.

Nós, seres humanos, por termos uma dieta variada liberamos mais ou menos gases. Alguns alimentos como carne, feijão, ervilha, repolho e batata doce causam muito gases. Problemas de saúde, como inflamações, infecções intestinais e alergias a certos alimentos e lactose produzem mais gases e até diarreias.

Conforme gastroenterologistas, uma pessoa normal solta cerca de 20 puns por dia. A mulher por ter o intestino mais comprimido devido conter o útero, ovário e trompas de Falópio tem mais prisão de ventre e peida mais. Mulher grávida peida mais ainda. Idosos também peidam muito consequência da digestão lenta e dejeção ruim.

Peidar é normal, o excesso de gases nos causam desconforto e até dores se não forem expelidos. A diarreia é uma aliada do excesso de gases, causa desidratação e anemia. A diarreia é um desarranjo intestinal e que afeta a nossa flora intestinal.

É sabido que bilhões de bactérias benéficas vivem em nosso intestino, e que milhares nascem e morrem todo dia. As bactérias são microscópicas, alimentam dos nossos alimentos e dejetam substâncias que alimentam nossas células. No entanto, muitas morrem por velhice ou intoxicação e se decompõem liberando gás metano e outros gases.

Todavia, o excesso de ventosidades é consequência de intoxicação alimentar, má digestão e morte de bactérias. A saúde de nosso intestino e uma boa dieta alimentar mantém o equilíbrio do nascimento e morte de bactérias, consequentemente a saúde do restante do corpo. Sem as bactérias em nosso intestino, corremos risco de morte, por desenvolvermos anemia e outras doenças.

Por outro lado, alguns alimentos como iogurtes e levedura de cerveja fazem bem para saúde de nossa flora intestinal contidas de bactérias, e ainda nos previne de certas doenças como intestino irritado e reto inchado. Como seres civilizados, temos que ter discrição na soltura de nossos puns, que, às vezes, são barulhentos e malcheirosos. O certo é procurarmos um banheiro ou um local isolado, para não passarmos vergonha.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 28/10/2017
Reeditado em 15/05/2018
Código do texto: T6155902
Classificação de conteúdo: seguro