DOR DE CABEÇA

Este é assunto cujo fundo é menos delicado, mas um pouco mais doloroso ou fisicamente incômodo. Estava lendo que mais de 80% das pessoas que têm dor de cabeça se automedicam. Bom, já pratiquei a automedicação em outras muitas áreas. Dor de cabeça deve ser chatíssimo, sei que muita gente sofre deste mal. Minha mãe dizia que eu tive todas as doenças possíveis, desde sarampo, rubéola, caxumba, hepatite duas vezes, alergias diversas, rinite, asma brônquica e tudo o mais. Tive de arrancar as amígdalas e operar as adenóides aos 7 anos, no tempo das cavernas. Sobrevivi. Mas o detalhe interessante é o seguinte: não sei o que é dor de cabeça. Nunca tive dor de cabeça, mesmo no tempo das brutais ressacas da juventude. Fui poupado ao menos disto. Em compensação, minha coluna incomoda há muitos anos e, nos últimos tempos, os braços e os ombros estão sempre doloridos, pois durmo de lado, com a cabeça apoiada numa das mãos, possivelmente para respirar melhor (apneias, asma, rinite). Aí, a posição força musculatura, tendões e articulações, claro. Chamo, com certa freqüência, massagista em casa e ela costuma dar um jeito por uns dias. Não curto tomar remédio para isto. Minha mulher diz que eu deveria fazer academia, mas só me tornando um “Popeye, the sailor man” para não sentir nada. O mais provável seria acrescentar novos incômodos físicos. Mas, pelo que ouço e leio, prefiro agüentar meu “tranco” habitual a penar de cefaleia, a maior queixa dirigida aos médicos. Deve ser coisa bem chata.