A VIDA COMO ELA É

É INTERESSANTE A REAÇÃO DAS PESSOAS EM FACE DA ROTINA E ATIVIDADES DE UM APOSENTADO, ESPECIALMENTE HOMEM. MESMO QUE O PENSAMENTO NÃO SEJA EXPLÍCITO, HÁ, CERTAS VEZES, O ENTENDIMENTO DE QUE “DEVERIAS FAZER ALGUMA COISA”, TIPO IR À ACADEMIA, JANTAR FORA COM GRUPO DE AMIGOS, JOGAR SINUCA, TÊNIS OU FUTEBOL, PASSEAR NO SHOPPING, VISITAR PARENTES OU JOGAR CARPETA NO BOTECO. É AQUELA VELHA IDEIA DE QUE, SE O HOMEM NÃO ESTÁ ESTUDANDO, VIAJANDO OU TRABALHANDO, TEM DE TER ATIVIDADES RUEIRAS, ALÉM DE PASSEAR COM OS CACHORRINHOS. TIPO “FAZER ALGUMA COISA ÚTIL”, PENSAMENTO QUE ENCERRA DOSE CAVALAR DE PRECONCEITO, PARA DIZER O MÍNIMO, QUANDO SE TRATA DE ALGUÉM JÁ RODADO E MADURO. A RAIZ É A NOÇÃO CLÁSSICA E ULTRAPASSADA DE QUE A MULHER É PARA O LAR E O HOMEM PARA QUALQUER COISA FORA DE CASA, DE PREFERÊNCIA, FUNÇÃO PRODUTIVA E RENTÁVEL. OS PRÓPRIOS HOMENS QUE SE APOSENTAM CARREGAM ESTE CONFLITO CULTURAL DENTRO DE SI. NÃO É MEU CASO, QUE ME APOSENTEI VETERANO, INDEPENDENTE E ABSOLUTAMENTE CÔNSCIO DE QUE TUDO POSSO, DENTRO DO RAZOÁVEL. MAS SOU EU QUE PENSO ASSIM. PASSAR O DIA INTEIRO LENDO, ASSISTINDO A FILMES E ESCREVENDO ATÉ TARDE DA MADRUGADA, BEBERICANDO UM TINTO, ÀS VEZES É TIDO POR EXOTISMO OU VIDA VAZIA, QUANDO A PESSOA PODERIA FREQUENTAR UM ESTÁDIO DE FUTEBOL, CONSERTAR O CANO DA PIA OU PASSEAR DE BICICLETA, ENFIM, “APROVEITAR MELHOR” O TEMPO. A QUESTÃO, AQUI, NÃO É APENAS SOBRE DIFERENÇAS INDIVIDUAIS OU DE “TIMING” EXISTENCIAL, COLOCO TAMBÉM EM DISCUSSÃO O MODO COMO MUITAS PESSOAS VALORIZAM CERTAS ATIVIDADES E COMPORTAMENTOS. VIAJAR É BOM, MAS NÃO É UMA ROTINA DE VIDA, PENSO EU. SEM ROTINA, DEFINHA OU SOFRE A FAMÍLIA, AS RELAÇÕES DE AMIZADE, OS CUIDADOS COM O QUE É SEU, NA MAIORIA DOS CASOS. POR ISTO, OFEREÇO COMO FECHO, NO QUE ME TOCA, UM TRECHO DE E-MAIL QUE RECEBI DA CUNHADA, IRMÃ DA EX-MULHER E QUE RESIDE EM BRASÍLIA: “tu tens tido a sorte, o mérito, ou não sei o que ...de fazer a coisa certa: no teu cantinho, calado, madrugada adentro, te dedicas a alguma arte que te faz feliz e ainda presenteias e fazes sonhar tanta gente ... Muito bom!!!”.