Novo Abismo

Este texto tem relação com um texto anterior que publiquei em minha conta do Recanto das Letras, intitulado "Abismo". No outro texto eu o publiquei tendo escrito ele previamente; porém, neste eu resolvi fazer diferente e escrever de forma "instintiva", por assim dizer.

O novo abismo aconteceu ontem, logo após o almoço, quando eu estava em frente de casa junto de minha mãe que saía para o trabalho. Eis, que surge uma senhora que apareceu com alguns trabalhos artesanais de palha que estava vendendo. A senhora estava sozinha, aproximou-se do carro, abordando minha mãe tentando vender um dos trabalhos para assim, conseguir algum dinheiro.

Minha mãe não quis comprar nada, então a mulher começou a pedir algo para se alimentar. Minha mãe; mesmo já um pouco em cima da hora de sair, desligou o carro; entrou novamente em casa; pegou algumas frutas e deu para aquela senhora.

Quando minha mãe se foi, eu continuei por algum tempo na frente de casa e a mulher me indagava: -"Qué manta?", de início eu estava entendendo que ela estava oferendo uma manta para vender, e só depois percebi que ela estava pedindo por uma manta para se aquecer.

Apenas para registrar, moro no Estado do Paraná e aqui nesta época, as noites são bastante frias; ainda mais para alguém que possivelmente esteja vivendo em situação de rua. Quando ela se foi, fiquei pensando em tudo o que havia acontecido e no fator ou nos fatores que a teriam levado a estar naquela situação. Estaria sendo explorada por alguém? Como chegou até ali? Como iria buscar acolhida em algum outro lugar? Como iria para outro lugar vender seus produtos sem nenhum dinheiro? Entre tantas outras perguntas...

Confesso que novamente fiquei tocado com a situação vivenciada e resolvi transformar isso neste texto.

Demétrio
Enviado por Demétrio em 08/06/2017
Reeditado em 06/07/2020
Código do texto: T6022144
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.