Parabéns Palmeiras!

A sociedade Esportiva Palmeiras é um dos 4 grandes clubes do campeonato paulista. Os outros 03 são: Corinthians, São Paulo e Santos. O Palmeiras conquistou 22 títulos paulistas, só perde para o Corinthians que conquistou 27. São Paulo e Santos têm 21 títulos cada. A rivalidade entre os 04 grandes do paulistão se estende ao Brasileirão e até ao futebol internacional, pois todos já conquistaram a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes.

Ainda faltando uma rodada para o término do Campeonato Brasileiro Série A de 2016, tem-se um campeão, o Palmeiras. A conquista se concretizou na 37ª rodada, ao vencer em casa a Chapecoense por 1 a 0 e chegar a 77 pontos e abrir 07 pontos de vantagem sobre o 2º colocado, o Flamengo. O Santos até então 2º colocado com 68 pontos mantinha a esperança de tirar o título do Palmeiras, desde que vencesse os seus dois últimos jogos e o Palmeiras perdesse os seus dois últimos jogos, pois empataria em números de pontos e ganharia em números de vitórias. Mas a derrota para o Flamengo fora de casa e a vitória do Palmeiras foi como um balde de água fria sobre a cabeça.

Com essa conquista o Palmeiras quebra um jejum de 22 anos e chega a 9 títulos no Brasileirão, 5 pela fórmula atual que iniciou em 1971, ou seja, 1972,1973,1993,1994 e 2016; e 4 pela forma antiga, isto é, 1960, 1967 e 1969. Conquistou ainda a Copa do Brasil em 1998, 2012 e 2015; a Copa dos Campeões 2000 e o Campeonato Brasileiro Série B 2003 e 2013. No âmbito internacional conquistou a Copa Rio de 1951, que foi reconhecida pela FIFA como título Mundial de Clubes, em agosto de 2014; a Copa Libertadores da América de 1999 e a Copa Mercosul de 1998.

Há dois meses antes do Brasileirão quando o técnico Cuca assumiu o time ninguém imaginava que seria campeão, pois foi eliminado precocemente na Libertadores ao não passar da primeira fase, e sucumbido na semifinal no paulistão ao empatar com o Santos em 2 a 2 e perder nos pênaltis por 3 a 2. Conforme o próprio Cuca, o time fazia muitos gols mas levava muitos gols também devido falhas na defesa e no meio de campo . Cuca aos poucos foi corrigindo o time e o tornou competitivo tanto no ataque quanto na defesa. Cuca confiava tanto no elenco que afirmou: “Vamos brigar, vamos ser campeões. Vamos buscar o Brasileiro”. O sucesso do Palmeiras se deve também a uma boa administração, que controlou os gastos do clube e investiu em jogadores pratas da casa, como Gabriel Jesus, Tchê Tchê e Moisés. Sou torcedor do São Paulo, mas reconheço a façanha do Palmeiras. Parabéns Palmeiras!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 30/11/2016
Reeditado em 30/11/2016
Código do texto: T5839227
Classificação de conteúdo: seguro