Ordem e Progresso

Com certeza, todos os leitores(as) deste texto estão acompanhando as notícias dos acontecimentos políticos e policiais do Brasil.

Como já sabem, já mencionei em outros textos, respeito todas as opiniões contrárias que eventualmente surgirem.

Estamos diariamente acompanhando notícias sobre o impeachment, não vou questionar a sua legalidade ou ilegalidade, nem se é um golpe político ou não. Quero tratar sobre o lema escolhido pelo presidente interino: "Ordem e Progresso".

Como todos nós bem sabemos, estas palavras estão presentes em nossa Bandeira Nacional. O que talvez muitos não saibam é de onde elas surgiram. Estas palavras têm origem em uma corrente ideológica conhecida pelo nome de positivismo.

O principal pensador positivista é August Comte. Estas palavras querem transmitir a seguinte mensagem: um povo ordeiro (obediente) e trabalhador (progressista).

Dizer que não há disputas ideológicas na sociedade, ou é uma clara demonstração de ignorância cultural, ou demonstração de ingenuidade.

Cabe aqui fazer uma pergunta para ser refletida: A quem é que interessa que a população seja ordeira (obediente)?

Não quero com meu texto, criar um "exército" de pessoas "subversivas", apenas quero que reflitam. Vale ressaltar que, para "manter a ordem" na sociedade o Governo tem a seu favor as instituições policiais e jurídicas.

Claro que não estou fazendo e nem pretendo fazer, apologias ao crime. Este deve sim ser combatido, estou me referindo aqui à questão que comumente se costumou chamar de "luta de classes".

Gostaria de ressaltar que, estou aberto a dialogar/debater com quem demonstrar interesse.

Enfim, reconheço que este é mais um assunto polêmico, mas, que merece atenção. Por falar em atenção, o que achei mais interessante foi a explicação do presidente interino sobre a escolha do slogan. Quem teria feito tal escolha, foi o filho do presidente, que é uma criança, portanto, menor de idade e não tem a menor noção do impacto destas palavras.

Sejam sinceros, alguém acredita na explicação presidencial? Dar tal resposta é no mínimo, achar que todos os brasileiros(as) são otários.

Enfim, muitos outros fatos acontecerão no cenário político até a decisão final.

Qualquer que seja a sua opinião, tenha consciência de que outros o influenciaram a concordar com este ou aquele pensamento.

Demétrio
Enviado por Demétrio em 15/06/2016
Código do texto: T5668125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.