OS LIVROS
De um modo geral, pelo menos aos povos das três Américas, a primeira referência sobre livros é a Bíblia. Daí surge o interesse à leitura sistemática dos livros de todos os gêneros.
Preliminarmente são apresentados os livros didáticos que já exigem atenção e exercícios a serem resolvidos. Conforme vamos nos desenvolvendo passamos a ter necessidade, sempre crescente, de conhecimentos, e as leituras diversificadas passam, definitivamente, a fazer parte de nossas vidas. Entretanto, não são raras as vezes em que as circunstâncias fazem com que nos afastemos dos livros, mas se nosso desejo primordial é angariarmos conhecimentos e transmitirmos uma boa educação aos nossos filhos, não podemos considerar esse distanciamento como definitivo.
Não creio ser possível vivermos sem o prazeroso contato com os livros, pois é o único meio transformador do homem e do mundo.
Notadamente, as reproduções dos livros sofreram profundas modificações, mas as editorações continuam. Para muitos, a vida dos livros um dia terá seu fim. Se assim for, penso não ser exagero afirmar que falta muito tempo para esse fim chegar.
O homem sempre conviveu com os livros. Consta que, no princípio, o livro aparecia em forma de tijolos onde os escritos eram gravados. Passado muito tempo, foi inventada a imprensa. Daí surgiram os primeiros livros impressos.
Desde então se escreveu muitíssimo. E isso é o que mais expressa a comunicabilidade entre as criaturas humanas.
Entre os mais diversos tipos de livros como aqueles que focalizam a literatura médica, a jurídica, a econômica, etc., a arte literária é a que mais se detém na emoção das pessoas, pois reflete a vida humana. Retrata uma determinada realidade, fazendo com que o livro e o homem caminhem lado a lado.
Cada artista da palavra exterioriza o seu sentir peculiar e muitas são as pessoas que desejam conhecer o quadro existencial desses poetas e escritores. Para isso, é necessário ler algo a respeito do que este ou aquele escreveu. Só assim é possível compreender e mentalizar o mundo que cada um deles pretende retratar.
Temos duas vertentes a seguir se desejarmos aumentar nosso conhecimento: adquirindo mais livros, fato que possibilita a releitura de algum texto, aumenta nosso patrimônio, pois passamos a formar nossa própria biblioteca, ou podemos freqüentar uma biblioteca, onde aumentaremos nossa capacidade de manusear um livro com o mesmo prazer que a leitura sempre proporciona.
Essa é a amizade que até mesmo um livro de ficção tem nos dado e, da qual, adquirimos sempre alguma lição no sentido mais humano possível. Eternamente humano.