Autores

Perfil

Nascido em Araçatuba/SP em 23/4/49, cursei até o 3º ano do curso de Ciências Econômicas. Sou casado, tenho dois filhos,  um neto e duas netas, e sou aposentado pelo serviço público municipal de Araçatuba.
Em 1969 publiquei a minha primeira crônica poética. E tenho muitos outros textos publicados em jornais locais.
Em 2004 fui segundo colocado no Concurso de Poesias "Osmair Zanardi", promovido pela Academia Araçatubense de Letras.
Em 2007 publiquei o livro de poemas Paisagens Verbais (Ed. Somos). Ano seguinte, participei da antologia poética Caderno Literário (Ed. Pragmatha).
Fui classificado para a fase regional do projeto Mapa Cultural Paulista (gênero poesia),nas edições bienais de 2007/2008, 2009/2010 e 2013/2014, sendo que, nesta última, classifiquei-me também no gênero crônica.
Em 2011 e 2012 participei da coletânea "Experimentânea" do Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras,  e tive a honra de prefaciar a coletânea de 2011 com um dos meus poemas. No mesmo ano, participei da coletânea de contos e  crônicas Tantas Palavras, organizado pela  União Brasileira de Escritores - núcleo de Araçatuba.
  Em 2012 publiquei o meu segundo livro intitulado Prisma Poético (Ed. Somos). Com este livro, fui ganhador do Concurso de Livros Inéditos "Programa de Fomento à Cultura - 2012" (gênero poesia).
   Fui agraciado em 2014, pela Ordem dos Poetas do Brasil, com o "I Prêmio de Contribuição à Poesia e Literatura Brasileira", tendo participado do livro documental "Brasil Poesia Hoje" desta entidade, da qual, tive a honra de ser designado membro honorário.
   Em 2015 fiquei em terceiro lugar no Concurso de Poesias "Palavras de Luz", de Campo Grande/MS, tendo, inclusive participado da coletânea das melhores poesias desse concurso. Obtive a primeira colocação no 1º Concurso de Poesias da Ordem dos Poetas de Guarujá e, como prêmio, fui agraciado com a publicação do meu terceiro livro Odisseia Poética. Nesse mesmo ano fui também finalista do concurso Contemporânea de Literatura, da cidade de Santos, tendo participado da coletânea dos melhores poemas e crônicas desse concurso.
  Por essas premiações, fui homegeado, em 2015, com Voto de Aplauso pela Câmara Municipal de Araçatuba e, em 2016, com um diploma outorgado pelo prefeito municipal. No mesmo ano fui eleito, por unanimidade, para ocupar a cadeira de nº 1 da Academia Araçatubense de Letras.
   Participei em 2017 da coletânea "Araçatuba Sob Vários Olhares", editada pela Academia Araçatubense de Letras.
   Integrei o Conselho Municipal de Cultura de Araçatuba nos anos de 2015 a 2020.

   Em 2022 fui agraciado com Menção Honrosa na categoria regional do Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba - edição de 2021. Ainda em 2022 participei da "Revista Plural", idealizada pela Academia Araçatubense de Letras em comemoração aos 30 anos de existência desta entidade. 

   Em 2023 participei do livro "Grupo Amigos da Seresta", de Araçatuba, com um poema em comemoração aos seus 35 anos de existência. No mesmo ano publiquei a minha quarta obra, um romance intitulado "A marca do segredo.

  

   
----------------
Sou uma pessoa que cultua a simplicidade e espontaneidade das pessoas, a natureza, o convívio fraterno e o amor. A poesia, a meu ver, integra tais valores, por ser a representatividade viva dos sentimentos humanos; razão pela qual, amo a poesia em suas diversas formas, e aprecio romances e obras filosóficas.
Com a leitura sistemática e habitual de livros de poesias, aliado ao fato de que, desde criança, eu já ouvia grandiloqüentes declamações, tive a minha percepção poética aflorada e, agora, no outono da minha vida, tendo maior disponibilidade de tempo, a poesia inunda o meu ser e sonho, voejando por esse doce abstratismo que só a poesia pode proporcionar.
No meu pensar, somente o amor ao próximo,e o reto pensar, é que transforma os nossos construtos em atos imortais.

E-mail: antenor.rosalino@terra.com.br
Blog: www.antenor.rosalino.blogspot.com.br