Atentado Cultural

Neste fim de semana que passou havia um circo na cidade. Moro em uma pequena cidade no interior do Paraná e quando vem circo, a cidade fica agitada.

O fato que será relatado eu não presenciei, mas, deixou-me abismado ao saber.

Em uma das noites de espetáculo houve uma confusão dentro do circo (desconheço o motivo pelo qual a confusão começou), depois de um tempo tudo voltou a acalmar novamente e o espetáculo seguiu, pois, o show não pode parar.

As pessoas envolvidas, mais que justamente foram expulsas da apresentação e é aí que tudo começa: algumas pessoas retornam ao local, já com o espetáculo encerrado e portanto, sem espectadores e ateiam fogo a um dos caminhões de transporte dos materiais.

Além do óbvio prejuízo material, houve também um prejuízo cultural que é incalculável. Não bastasse o circo que é uma forma de arte milenar, ser a cada momento ameaçado de extinção.

Tenho um profundo respeito pelas pessoas do circo, no já distante ano de 1991 quando iniciei a minha escolarização (não vou revelar a minha idade), tive por alguns dias um colega de turma que estava na cidade com sua companhia para se apresentar.

Perdemos o contato, mas, imagino que ele ainda esteja viajando todo o país fazendo apresentações e desde então passei a respeitar esse povo que tem como sua missão nos trazer um pouco de alegria.

Demétrio
Enviado por Demétrio em 11/02/2016
Reeditado em 11/02/2016
Código do texto: T5540564
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.