Em terra de idiotas ou de leitores?
Em nossa terra temos mais idiotas do que leitores? Ou, em nossa terra temos mais leitores do que idiotas? Vemos muitos jornais que publicam tragédias diante pedidos incansáveis do povo medíocre. Existem também aqueles veículos de comunicação que propagam mentiras e ocultam tantos gestos nobres daqueles que são desconhecidos do grande público.
Com facilidade poderíamos revolucionar o mundo através da arte, o problema é que a arte retira o poder de muitos idiotas. Eu preferia não acreditar no senso comum, o problema é que frequentemente percebo pessoas querendo me aniquilar moralmente, diante os fragmentos que observam em meus textos. Naturalmente não escrevo para quem me odeia e quem me ama precisa entender que eu gosto é de questionar todos os valores existentes.
Para alguns e de forma não mais opressiva, deuses estão mortos pelo próprio homem que criou um único Deus. Para outros e de forma amplamente bárbara, Deus está morto pelo próprio homem que busca cada vez mais por informações e riqueza, sem conviver com o ócio criativo. Infelizmente para os idiotas, o caminho é se preocuparem com vizinho e quererem aplicar no vizinho uma verdade absoluta que nunca existiu.
É terrível ver vermes que ficam ocupados com a leitura incessante de um jornal de nossa terra, é terrível ver vermes que compram todos os títulos de livros publicados por revistas nacionais e internacionais. Ficam com sede da água da fonte e acabam quase que sempre bebendo da água vendida ao redor da fonte. Talvez fossem melhores na família se jogassem todas as preocupações imbecis pela privada.
Após diversas analises na vida complexa e total, alguns conseguem encontrar luz na leitura. Outros ficam questionando valores e se paralisam diante o que um dia aprenderam. O problema da continuação do sistema atual de ressentidos, é que idiotas sempre tentam assassinar os sábios.
Sem sabedoria ou filosofia é impossível uma busca pelo bem viver. Na ignorância nos calamos e tentamos eliminar o outro, na sabedoria a dança é pelos abismos que a vida fornece igualmente para todos os seres humanos que habitam em sociedade. Poderíamos apontar caminhos através da divulgação da arte, o problema é que bárbaros ainda estão no poder.
A conclusão tão óbvia é que em nossa terra ainda existem mais idiotas do que leitores. Os leitores são poucos diante tantos idiotas. Podemos sim salvar, não a humanidade como os tolos querem, podemos salvar é o indivíduo do rebanho.
Escritor Joacir Dal Sotto .'.
Compre o livro "Curvas da Verdade" e passe pelo caminho dos reflexivos!