Até Quando?

Mais uma vez milhares de pessoas em todo o Brasil estão discutindo sobre a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Isso já não é novidade alguma, a novidade desta vez, está nos motivos da discussão: o tema da redação.

Polêmicas à parte, sempre achei os temas muito bem colocados, no entanto, me confesso surpreendido, pois, no atual momento em que estamos vivendo no mundo inteiro uma onda migratória nunca vista antes, particularmente eu penso que seria mais oportuno.

No entanto, o tema escolhido para a redação em 2015 foi: “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, sem dúvida alguma, um assunto muito importante.

Em 2006, no Brasil começou vigorar uma Lei Federal que ficou conhecida como “Lei Maria da Penha”. Esta lei por sua vez, buscou dar maior proteção e aumentar as punições nos casos de agressões.

Vale lembrar que, para que a Lei atue como deve, é importante que todas aquelas que estiverem passando por isso, mesmo sentindo medo denunciem. Atualmente existem em várias cidades do país, delegacias de polícia que são especializadas no atendimento à mulheres.

É importante ainda mencionar que quando falamos em violência, lembramos de agressões físicas e violência causada por armas; mas, existem muitas outras formas: xingar, dar tapa, dar soco, impedir de sair de casa, obrigar a fazer sexo. Importante também dizer que, na maioria das vezes, o agressor é o companheiro da mulher.

Este assunto é muito extenso e com certeza, mesmo uma mulher que não passe por esse problema, conhece alguma mulher que esteja enfrentando isso. Enfim, que o problema existe é inegável, porém, tem solução. Em nossa Constituição os mesmos direitos e deveres são assegurados a homens e mulheres em igualdade de condições. Apesar disso, mesmo estando já no Século XXI vivemos em uma sociedade de pensamento predominantemente machista. Cabe a toda a sociedade que deseja mudar isso, (homens e mulheres) unir forças e realizar essa mudança.

Demétrio
Enviado por Demétrio em 29/10/2015
Código do texto: T5430803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.