Crônica sobre quatro rodas

Percebe-se atualmente um constante discurso em razão do tema da acessibilidade. Tal preocupação é verdadeiramente importante, no entanto, nota-se que as mudanças para que a acessibilidade torne-se cada vez mais real no cotidiano das pessoas que dela precisam ainda ocorrem à marcha lenta.

Aos poucos, diferentes locais das cidades veem percebendo a importância de estarem mais acessíveis ao público com alguma necessidade especial: mais venda de produtos e serviços, mais acesso aos serviços públicos, entre outros exemplos que poderiam ser dados.

É importante ressaltar que a questão da acessibilidade ou da falta desta, é um problema real em todo o país, não estando restrito a um ou outro Estado ou a uma ou outra Cidade. O que há é Estados e Cidades com mais problemas do que outros.

Também é importante lembrar que tais melhorias, implicam diretamente no respeito à direitos que são garantidos como o de ir e vir e o de cidadania da pessoa humana. Diferentes grupos e organizações têm lutado para mobilizar as autoridades afim de que os avanços necessários aconteçam e não caiam no esquecimento. Sem contar que com o envelhecimento cada vez maior da população, pensar em um modo de vida mais acessível é pensar em nossa população no futuro, para que consigam manter sua qualidade de vida.

Importante também destacar que diferentes deficiências vão precisar de diferentes formas de acessibilidade, parece que quando falamos neste assunto convencionou-se no imaginário a construção de rampas, a instalação de elevadores e etc., mas, há quem precise de Língua de Sinais, Braile, Áudio Livro, Prova Ampliada, Ledor, Transcritor, entre outros. Enfim, existem muitas e variadas formas de acessibilidade.

Espera-se que com o passar do tempo, haja uma mudança de mentalidade e também de atitude e que esta mostre a importância de que a acessibilidade seja algo presente em toda a sociedade. Buscou-se através desta, mostrar um pouco sobre este tema que hoje em dia está tão presente em nossas vidas.

Demétrio
Enviado por Demétrio em 25/10/2015
Código do texto: T5426435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.