ACADEMIA DE CORDEL DO VALE DO PARAÍBA - ACVPB PARTICIPA DA REUNIÃO SOBRE O REGISTRO DO CORDEL E DO REPENTE

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, através da Superintendência da Paraíba, realizou ontem, 02/10/15, no Centro Cultural São Francisco, reunião sobre o registro da Literatura de Cordel e do Repente como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

A roda de conversa manteve-se tão animada que o tempo foi pequeno. A Literatura de Cordel é assaz envolvente e finda por deslumbrar poetas, pesquisadores e apologistas! Esta é a verdade! E foi por isso que Rosilene Melo​, Paola Bonfim e Emanuel Braga, pesquisadoras e antropólogo do IPHAN, tiveram "dificuldades" em terminar o colóquio. rsrs Pelo gosto dos poetas entraria pela noite.

Representando a ACVPB estiveram os poetas Fabio Mozart, Lorena Alysson, Heleno Alexandre (que além de poeta é repentista) e Sander Lee; representando as demais academias, o engenheiro civil e poeta José Dantas; representando os editores, o poeta Vicente Campos Filho; representando a UFPB, a professora e pesquisadora Beliza Áurea; representando a UEPB, a professora e pesquisadora Joseilda de Sousa Diniz; representando a FCJA, o pesquisador Francisco de Assis Vilar; representando os apologistas, a pesquisadora Solange Soares Costa, filha do poeta Severino Dias.

Estávamos esperando a participação do poeta e pensador Marco Di Aurélio, que não pôde comparecer por está assistindo a genitora. Outras autoridades que justificaram as suas ausências: poeta Damião Ramos Cavalcanti (em viagem), presidente da Fundação Casa de José Américo (FCJA); Valdemir Almeida (em viagem), presidente da AAPC; Jossana Pinto e Ruberlândia Gomes, pesquisadoras da Literatura de Cordel, professoras do Lyceu Paraibano.

Diante dessa festa arretada, a ACVPB parabeniza a Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC, por ter efetuado o pedido de registro, e ao IPHAN, pela iniciativa de ouvir o Brasil, para subsidiar o registro da Literatura de Cordel e do Repente, que aliás receberão registros distintos.

É Cordel na veia!!!

Sander Lee

Presidente da ACVPB