Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Autores

Sobre o autor
Sander Lee
João Pessoa - Paraíba - Brasil
1593 textos (65478 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/09/20 02:06)
Sander Lee

Textos do autor
Perfil
Sanderli José da Silva é mais conhecido como Sander Lee, uma maneira divertida de fazer referência aos traços orientais da sua fisionomia. O poeta nasceu na cidade de Itabaiana na Paraíba, terra do poeta Zé da Luz e do músico Sivuca, no dia 25/01/1960.

É casado com a poetisa Luciene Soares, filha do poeta Severino Dias, e é pai de Piero Soares, Lorena Dias e Sander Brown, também poetas. 
É empregado público federal, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, desde 1985, onde exerceu as atividades de gerente de agências e gerente regional de vendas.

Possui bacharelado em Direito pela UFPB e bacharelado em Biblioteconomia pela mesma instituição. Foi ator do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana – GETI, onde participou das montagens: “A peleja de Lampião com o Capeta”, “O batalhão das sombras", “ABC de Zé da Luz o poeta do povão”. Também é palestrante motivacional e já prestou serviços a empresas públicas e privadas, tratando de motivação nas vendas, endomarketing, estratégias competitivas, o segredo do sucesso e liderança.

Sander Lee foi presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB, instituição criada por ocasião do sesquicentenário do poeta Leandro Gomes de Barros, considerado o pai da literatura de cordel no Brasil, tem desenvolvido atividades culturais, plenárias, saraus, mostras culturais, que fomentam o gosto pela literatura de cordel, entrelaçando esse segmento com a poesia contemporânea.

É “Embaixador de la Palabra”, título concedido pelo “Museo de la Palabra” da Espanha. 

Em parceria com o SESC, a FUNESC e a FUNJOPE aplicou Oficinas de Cordel, treinamentos em que aponta a influência da Escola Leandro Gomes de Barros na poesia, nas letras, na música e na dança, além de ensinar a fazer um cordel dentro da estruturação de rimas e da metrificação exigidas para um folheto de excelência. Tem 1.500 poemas publicados no portal “Recanto das Letras.” Em formato impresso publicou os cordéis “O preço da traição” e “A peleja de Fábio Mozart e Sander Lee na feira de Itabaiana,” pela editora El Gorrión.

Participou da antologia “Além do Cordel” (2017, Nordestina editora), da coletânea “Cordelistas contemporâneos” (2017, Nordestina editora e editora Veloso) e da coletânea "Cordéis Acadêmicos: folhetos de membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba (2019, Mídia gráfica e editora LTDA).

Presidiu também a Associação Profissional dos Bibliotecários da Paraíba. É um dos organizadores do Sarau Lunar. Apresenta o programa intitulado “Poesia Andante” e concede voz aos poemas do programa “Vinhetas Literárias.”
 
Recanto das Letras: Sander Lee: https://www.recantodasletras.com.br/autores/sanderlee 

Poesia Andante: http://www.youtube.com.br/SanderBrown1
 


Última atualização em 22/09/20 02:06