O Amigo Incondicional

Há mais de trinta anos, certa vez me deparei com uma profunda solidão, embora fosse casado e possuísse amigos.

Tinha vontade de conversar com alguém, mas sentia que aquele tipo de solidão era algo difícil de compartilhar. Não era falta, nem necessidade de alguém. Quem poderia entender aquilo?

Saí para caminhar, absorto em meus pensamentos e sentindo um desconforto com a minha vida de casado, onde parecia que sobrava pouco espaço para que me sentisse eu mesmo, com meus interesses e minhas buscas.

Depois de um tempo a caminhar, meus passos foram ficando cada vez mais lentos, uma auto-observação tranquila instalara-se e comecei a indagar profundamente se havia no mundo alguém capaz de saber o que eu estava sentindo.

Subitamente, percebi que não havia ninguém capaz de compreender-me, eram sentimentos tão íntimos e pessoais, verdadeiros enigmas frutos da minha relação com a Vida.

Como poderia encontrar refúgio nos comentários e observações de outros?

Intuitivamente, eu sabia que para esse tipo de solidão não haveria ombro amigo que desse conta, pois, algo análogo, mas muito mais poderoso e terrível havia ocorrido no final da adolescência. Fato esse relatado no texto "Eu Já Morri Uma Vez".

Enquanto meu corpo deslizava suavemente pela calçada, mediante aqueles passos lentos, percebi que a respiração e os pensamentos seguiam aquela lentidão e um sentimento de leveza foi se apoderando pouco a pouco.

Até que um pensamento luminoso riscou a mente, como uma estrela cadente risca um céu escuro, iluminando numa fração de segundos o seu trajeto.

Eis que do fundo da mente silenciosa, um pensamento com voz amorosa e acolhedora, me diz: Esse amigo que buscas, está sempre contigo, onde quer que vás ele vai contigo, o que quer que busques ele busca contigo, nunca estás só.

Naquele instante mágico, caminhando tranquilamente pela avenida de pedestres, um sorriso estampou-se no rosto, meus olhos lacrimejaram de felicidade e com o coração saltitando agradeci a Vida.

Havia sido abraçado pela testemunha silenciosa, o Amigo Incondicional.

Uma verdadeira e incontestável Graça.

Na avenida, as pessoas seguiam seus caminhos normalmente ....