Reflexões Sobre o Ser Humano

Antes que a espécie humana existisse,

O pensamento já existia.

Como um princípio de interação entre os diferentes níveis de formas e corpos.

Que de processos simples, se auto-organizaram em níveis sempre mais e mais complexos.

Chegando a esse animal inteligente: O homem/mulher.

O tempo é um túnel construído pelo pensamento humano.

Do ponto em que nos situamos nesse túnel, criamos o passado e o futuro.

Sem o pensamento humano, não há parâmetros.

Tudo, sempre é.

Dinâmico, implacável.

Um torvelinho multidirecional de fenômenos interconectados.

Do qual fazemos parte.

Somos influenciados e influenciamos.

Criamos um mundo dentro do mundo,

Nosso mundo humano, de múltiplas facetas culturais.

Civilização, é somente uma expressão para designar um modo de viver.

Um modo de viver, cujos padrões predominam para a maioria da população terrena.

Ainda assim, alguns povos ditos “primitivos”, permanecem alheios a esse modo de viver, que os ameaça.

Compreender o significado de civilização é de fundamental importância para nos aproximarmos do que seja a VIDA.

VIDA que sempre existiu e sempre existirá.

Por que independe e depende das espécies do nosso planeta, de todos os planetas e galáxias.

Por que é o principio e o fim de tudo.

VIDA que é unidade, que contém a desagregação (morte).

Que é a totalidade, a união mágica dos princípios opostos.

Sem nossas crenças, o que somos?

Nada mais que uma espécie animal, que armazena informações e faz uso delas para criar o seu modo de viver, por que possui “vontade própria” e tem memória.

A fé religiosa, crenças e tradições,

Se assemelham as estórias que contamos às crianças.

Elas acreditam por que os adultos as contaram.

O que sabem os adultos?

Repetições infantis de estórias que lhes contaram.

Mas, e tudo o que nos disseram e afirmaram sobre:

VIDA, DEUS, RELIGIÃO, PECADO, SALVAÇÃO, CASTIGO, MORTE,

CERTO, ERRADO, MORAL, SER ALGUÉM, CAPITALISTA, COMUNISTA, ANARQUISTA, ETC.?

Meras repetições.

Bastaria que uma criança questionasse cada afirmação de um adulto para desmontá-lo e deixá-lo do seu tamanho.

Como suportar a insegurança e o medo que as diversas ameaças cotidianas nos ocasionam?

É possível simplesmente vivermos, deixarmos rolar o turbilhão de sentimentos e pensamentos, sem enlouquecer e tornarmo-nos apáticos em relação à VIDA, da qual fazemos parte?

Somos criança, jovens, adultos e anciãos ao mesmo tempo.

Trazemos em nós a verdadeira e toda a história da humanidade, não a história de alguns povos.

A história que conhecemos, nos foi contada de acordo com as conveniências do poder dominante, nos diversos momentos da marcha da “civilização”.