O DIA DO POETA DA LITERATURA DE CORDEL: quando devemos comemorar?

Soltamos alguns fogos no dia 1º de agosto, saudando os escritores da Literatura de Cordel no Brasil e, logo, alguns membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB entraram em contato conosco para questionar a data. Os pesquisadores José Paulo Ribeiro e Beth Baltar também conversaram a respeito e o respeitado artista plástico e poeta Arievaldo Viana postou na sua página: “no Ceará consideramos o dia 19 de novembro.”

Definitivamente, a ACVPB defende o dia 19 de novembro como o Dia do Poeta da Literatura de Cordel, em homenagem ao grande poeta Leandro Gomes de Barros, um dos maiores expoentes dessa expressão literária, considerado no Brasil como o pai da Literatura de Cordel.

A Paraíba adota essa data, o Estado de Pernambuco tem lei própria e quase todos os Estados do Nordeste defendem a data do nascimento do vate Barros, mas é preciso lembrar que a Literatura de Cordel é universal. Assim, os nossos poetas, pesquisadores, apologistas, devem estar prontos para, se não defender, respeitar as outras datas.

O Cordel é muito grande e no dizer de Arievaldo Viana “...de fácil e agradável leitura, mas de difícil construção.” O Cordel não irá se restringir a apenas um dia! O Cordelista deve ser lembrado no dia 19 de novembro, Dia do Poeta de Literatura de Cordel, mas também no dia 31 de outubro, em que foi instituído o Dia Nacional da Poesia, por força da Lei nº 13.131, de 03 de junho de 2015. Deve ser lembrado ainda no dia 21 de março, que é o Dia Mundial da Poesia, porque a Literatura de Cordel é universal.

Já Aracaju comemora no dia 19 de julho. Segundo g1.globo.com “O dia 19 de julho foi escolhido por ser nesse dia que João Firmino, sergipano, patrono da primeira Cordelteca do País – que funciona na Biblioteca Pública Clodomir Silva –, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel.”

Quanto ao Dia Nacional da Poesia há uma polêmica, que a Lei 13.131/2015 deve ter acabado. Segundo o site conversadeportugues.com.br “14 de março é considerado o Dia Nacional da Poesia, em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 1847. Já o “Movimento Poético Nacional” invoca o dia 20 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, em homenagem à sua fundação em 1976, na casa do poeta modernista Menotti del Picchia, mas estes são outros quinhentos!

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB, que nasceu na cidade de Itabaiana - PB, no dia 24 de janeiro de 2015, em homenagem ao Sesquicentenário do Poeta Leandro Gomes de Barros, sob os auspícios de cordelistas e repentistas dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, está articulando o lançamento do Selo Personalizado do Sesquicentenário, com a SECULT, na cidade de Itabaiana – Paraíba, em uma data do mês de novembro, que não seja o dia 19, já definido para o lançamento na cidade de Pombal, terra do Pai do Cordel.

Sander Lee