VELADAMENTE RÉU

A inquisição fez de conta que acabou, para ser atributo não de apenas uma tribo “teocrática”, mas de todas. A união das crenças sofisticou a caça aos hereges, aos ateus, porque os tempos são outros e isso pode ser feito, agora, sem que os cartolas da teologia sujem as mãos de sangue.Nos dias de hoje, crer em Deus é questão de sobrevivência para uns e de ascensão social para outros, por caminhos diferentes dos de outrora. Portas se fecham para os que não se curvam (na verdade, mais para os ministros terrestres das causas celestiais do que para o próprio possível Deus) e se abrem (de fato para uns, hipoteticamente para outros) aos servos (já perguntou ao dicionário o que significa servo?).Se você não quer ser malvisto no ambiente laboral, talvez com o risco de perder o emprego; se deseja entrar (em) e sair de qualquer lugar sem ser vigiado; caso não queira que o culpem pelos infortúnios - além do entendimento – no lar, na firma, na escola, no futebol e até no bordel, creia (ou pelo menos finja crer) em Deus. Viva rezando e dando as mãos nas reuniões; dizendo “vá com Deus”; fale sempre (basta falar) de amor ao próximo, perdão, essas coisas (...); dê graças a Deus por ter escapado da morte num acidente, mesmo sabendo que outros morreram total ou parcialmente, na mesma ocasião.Pelo que vejo, ser religioso não exige sinceridade. Basta pregar, fazer gestos, obedecer a rituais, rezar (ou orar), atuar bem e falar muito (exaustivamente) em Deus. Com esse nome se conseguem doações, esmolas, cargos, vantagens, crédito, além de milagres que tantos acreditam serem as curas e salvamentos que coincidem com pedidos fervorosos ou fenômenos desencadeados. Tanto é assim, que não são todos, nem quase todos, nem perto da metade dos fiéis (verdadeiramente fiéis, feitos de pura fé) os que recebem graças fantásticas e inexplicáveis à ciência.O certo é que, mandando quem pode e obedecendo quem tem juízo, a crença é uma senha para cabermos no mundo atual. Carteirada certeira, dentro das escalas; proporções; hierarquias “teosóficas”. Uns são abençoados com os tais salvamentos e as curas. Outros, sobrevivem com seqüelas. “Ficou tetraplégico e débil mental, mas graças a Deus está vivo.” Há o que recebe a graça da vida nababesca e aquele a quem Deus abençoa com o grande achado de um pão duro na lixeira de um filho predileto, mais agraciado do que ele.Sou réu nesta inquisição velada. “Abertamente velada”. Não determino nem prego a não existência divina. Só não creio. Isto faz com que a sociedade me vete, apare, atrapalhe, sabote, mas não posso nem consigo fingir o que não penso, não sinto nem sou... mesmo sob o risco de Ele existir e se vingar, “pesando a mão” sobre mim.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 17/06/2007
Código do texto: T530858
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.