Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

AURÉLIO

                                    AURÉLIO                   090.400

A voz popular consagrou o termo Aurélio como sinônimo de dicionário. Por sua vez, registra um próprio (Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 2a. edição de 1986, de Editora Nova Fronteira), que essa palavra, um substantivo masculino vindo do latim medieval dictionariu, quer dizer: 1. Conjunto de vocábulos duma língua ou de termos próprios de uma ciência ou arte, dispostos, em geral, alfabeticamente, e com o respectivo significado; ou sua versão em outra língua. 2.Obra ou livro que os consigna.[Sinônimo, nesta acepção: pai-dos-burros.] 3.Exemplar de uma dessas obras. 4.Dicionário vivo... (e prossegue com outros significados, agora adjetivados).
Já cumprindo a sua missão anteriormente já declinada, o Dicionário Etimológico de Nomes e Sobrenomes (do Professor Rosário Farâni Mansur Guérios, 3a. edição de 1981, revista e aumentada, Editora Ave Maria Ltda.) registra que: Aurélio, em latim Aurelius, deriva-se de aurum: "ouro" ou "o áureo, o dourado", mas, em verdade, baseia-se no etrusco úsil,  "sol (primitivamente Auseli).
Até aqui, a voz popular e dois dicionários fizeram o nome Aurélio passar por vários caminhos. Entretanto, em cada qual deles sempre está presente a ideia de riqueza: palavra, livro, ouro, sol... De qualquer forma, algo de refulgência contínua!
Alerta, havendo descuido, haverá um descaminho!
"
...
O ouro, de perfil blasônico e xântico,
resplandece indolente e curto cântico:
a ruptura integral deste fugaz templo,
com olhos dulcíficos, pio, contemplo!
(In J.Francisco V., Analogias Simétricas,
Hexastilo Heteróclito, 1998)
...
As palavras da quadra supra captam um forma de adoração àquele nobre metal que, não raras vezes, pode estar distorcida a ponto de merecer contemplação.
O que provoca esta estranha adoração?
Será porque "Cada falanstério tem um paracleto que conduz intimoratos artífices a alçarem opíparos sustentáculos em torno de reverberante flâmula." (ibidem)?
"
Aurélio, tu sabes a resposta porque moras essencialmente no cerne de uma cidade que tem teu puro e afetivo cognome: Dourado = Cidade-Coração.

Sorocaba, aos trinta dias do mês de maio de 2015.
Tito Vernaglia
Enviado por Tito Vernaglia em 30/05/2015
Código do texto: T5260518
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Tito Vernaglia
Sorocaba - São Paulo - Brasil, 70 anos
171 textos (13278 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/08/20 21:40)
Tito Vernaglia