59- CRONICANDO: A sina de Pedro...

A sina de Pedro...

Pastor Pedro nem de longe lembra o homem que um dia foi. Beberrão, viciado na jogatina e fumante inveterado. Um revólver na cintura e uma faquinha presa ao tornozelo, afinal, tinha muitos inimigos. Digo tinha, pois hoje só prega a palavra de Deus, que é amor.

Sempre quando volta a sua cidade fazia questão de cumprimentar cada ex-colega de farra para dar o testemunho. Mesmo já passados mais de 20 anos, ainda era motivo para supressas: “Nossa como Pé de Chumbo está mudado?” E lá ia ele falando com todos.

-Mas Pedro, quer dizer que deixou de beber mesmo, foi?

-Isso mesmo Seu Vicente, nem conheço mais essa condenada.

Para provar que nunca tivera uma recaída, traz sempre uma garrafinha lacrada de cachaça, ainda com a data em que foi engarrafada: 1992.”Amigos, basta apenas força de vontade e o resto entregamos à Deus”.

-Mas nenhuma gota, Pedro?

- Nenhuma D. do Carmo, nenhuma.

-Oxé Pedro, eu não acredito. Logo tu que nunca negasse uma caninha!

-Mas hoje eu nego, Seu Tião.

Ao continuar o passeio passou em frente a uma árvore. Mas não uma árvore qualquer. Era a sua preferida. Subia nela nela para se esconder do pai quando fazia alguma traquinagem.

Com esforço subiu. Apreciou a vista e lembrou que ali ninguém nunca foi capaz de encontrá-lo. Se apoiou, “êpa, quase você cai.” Falou para a garrafinha de cana. Pegou-a com as dua mãos. Leu novamente aquele rótulo: Caninha Tentação. Não poderia ser mais apropriado.

- “24 anos. Será que ficou mais apurada? Nunca tomei uma tão velha.” E foi abrindo a garrafa enquanto entrava no monólogo. “ Está mais doce ou amarga?

Quando abriu o lacre escuta um balançar nas folhas. Escondeu rápido a “Tentação”, pessando que fosse alguém. Mas era apenas um pássaro, um Bem-ti-vi.

Então, pega a garrafa e decido: "Já que ninguém está me vendo, vai num só gole como nos velhos tempo." “ Das boas! E ninguém me viu!”

Imediatamente o passarinho ganha os céus gritando alto para Pedro ouvir: “Eu-ti-vi, Eu-ti-vi, Eu-ti-vi...

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 13/12/2014
Reeditado em 24/11/2022
Código do texto: T5067810
Classificação de conteúdo: seguro