ORAÇÃO DE UM HEREGE, MAS COM MUITA FÉ

Ando meio fracote de inspiração, por isso estou reeditando esse texto só pra lembrar que eu já fui melhor.

Senhor meu Deus. Olha eu aqui de novo abusando da sua paciência. Nós dois sabemos, que eu não ando lá muito merecedor da sua benevolência, mas sabe como é. Tem coisas que não dá pra gente resolver sozinho. Tá certo que eu não sou, ou não tenho sido um bom exemplo quando se trata do quesito virtudes, Mas, cá pra nós. Também não sou dos piores. Eu acho.

Não sei se o Senhor está sabendo. Mas, é claro que está! o Senhor é Deus... Tenho sido leal e paciente, com os amigos, até mesmo com os conhecidos, com quem eu não tenho muita afinidade. Tem uns que nem merecem, mas eu perdoo as deslealdades. Ta vendo? Um ponto à meu favor. Nem é preciso dizer, pois sei que o Senhor não me perde de vista, assim como a nenhum dos seus filhos.

Também costumo ser generoso, dentro das minhas posses, naturalmente. Considerando que eu não ando muito favorecido neste particular. Mas, veja bem, eu não estou me queixando. Reconheço que às vezes, na maior dureza, pinga algum na minha conta. É sempre uma graninha que eu já havia dado por perdida, e de repente chega, e sempre em boa hora. Tô sabendo que foi o Senhor, que com os seus pauzinhos, andou cutucando a consciência ou a memória dos meus devedores. Reconheço, e agradeço.

O Senhor também já deve ter percebido que eu não sou muito frequentador das igrejas, nada contra, mas, é que eu sempre encontro por lá, uma porção de gente se lamentando da vida, ou fazendo pedidos, às vezes tão absurdos, que eu duvido que o Senhor leve à sério. É pra ganhar na loteria, é para o seu time ser campeão... Já ouvi até um cara pedindo um carro novo. Está claro que o Senhor não anda se metendo nestas questões, naturalmente por não ser de vossa alçada, e aposto, que o Senhor tem muito mais o que fazer e problemas bem mais relevantes para cuidar. Só mesmo sendo Deus, para não perder a paciência com esta gente que promete ajudar as crianças, cuidar dos idosos, largar da bandalha e da bebida, e mais uma porção de virtudes que o Cara de Pau promete adquirir quando ganhar na Megassena.

E olha eu aí criticando o meu próximo, a quem devo amar como a mim mesmo. Mas, o Senhor compreende que é apenas um desabafo deste pecador, que mesmo e apesar de algumas imperfeições de caráter, não tolera hipocrisia.

Também tem coisas que não dá para esconder ou disfarçar, e eu nem sou besta de tentar.

Tenho cometido por aqui, alguns pecadilhos. Nada grave, ou que prejudique alguém. Só algumas mentirinhas, que por força das circunstâncias sou levado a cometer, porém, com moderação para não acostumar.

Os outros, são aqueles pecados costumeiros, que todos cometem com frequência, e sem nenhuma imaginação. Próprios da natureza, e das fraquezas humanas. – Não sei porque, me perdoe a picardia, ainda é chamado de pecado original.

Mas, mudando de pau pra cavaco. – É que eu ando numa solidão que só vendo. Estou meio cansado de aventuras e amores de ocasião. E o Senhor sabe que eu sou fraco nestas questões de coração e envolvimentos afetivos. Apaixono-me fácil, e depois quando acaba, sofro como um condenado, até me recuperar, moral e financeiramente. Acho que eu sou muito romântico, ou muito sem vergonha. Ainda convalescendo de um amor perdido, e lá estou eu me envolvendo em outro. E tome pranto! E tome porre! Os meus amigos já não me aguentam mais. Estou ficando chato.

Ah! Antes que eu me esqueça. Estou pedindo mais um pequeno favor: Quando o Senhor encontrar com o Vinicius, que com certeza, deve andar por aí, peça para ele me perdoar, pois eu andei plagiando algumas poesias dele. Diga que foi por uma boa causa. - Se ele visse a morena!

Pois é, Senhor meu Deus! Eu acho que já passei do tempo de andar por aí de aventura em aventura, sofrendo e fazendo sofrer. Não estou desistindo, absolutamente. Eu só estou querendo agora, como se diz em termos profanos, acalmar a periquita.

Então Senhor meu Deus. é aqui que o Senhor entra.

Eu só estou pedindo um amorzinho leve, singelo, sem explosões, ou loucos desvarios. Nem precisa ser perfeito, basta saber dar a mão, e que, sobretudo tenha o dom de perdoar um ou outro daqueles supracitados pecadilhos, que eu ocasionalmente venha cometer. O Senhor sabe como é... Nós Humanos não estamos livres de uma recaída.

- Senhor meu Deus! -Só mais um favorzinho de nada! Quando o Senhor resolver me levar, não precisa ter pressa, gostaria de ficar com a turma do Vinicius, Tom, Pixinguinha... Sem dúvida, a do professor Darcy Ribeiro... Adoraria encontrar Mercedes Sosa, que já deve ter chegado por aí. E se eu não estiver pedindo demais, reencontrar também, além da minha mãe, alguns parente e amigos. Grandes almas, e da melhor qualidade.

Sem mais, e antes que o Senhor perca a paciência: Aguardo com fé.

E que seja feita a vossa vontade. Amem.

SÃO BETO