A Robotização do Ser Humano e a Humanização do Robô

Estamos vivendo nestes dias em nosso país, um grandioso evento esportivo. Evento este, que mesmo antes de sua abertura foi repleto de polêmicas.

Porém, outra polêmica ocorreu na cerimonia de abertura com a demonstração de um cientista e sua criação. Onde uma pessoa vestindo o que foi chamado de exoesqueleto deu simbolicamente o chute inicial da Copa do Mundo de 2014.

Penso que tal demonstração além de parecer obra de filme de ficção científica, está de certo modo humanizando os robôs e robotizando os Seres Humanos.

Não sou contra a utilização de diferentes tipos de máquinas para auxiliarem em nosso cotidiano, considero toda a ajuda que for possível bem vinda. Entretanto, analiso tal demonstração como um fato que está ultrapassando o limite daquilo que é aceitável.

Impor a uma pessoa uma condição de dependente e de certa forma "escrava" de algo que foi criado com a suposta visão de melhorar a sua condição de vida, ao meu ver é algo totalmente desumano e absurdamente incorreto. Querer que todos vivam igualmente sem que isso seja possível é utópico e até arbitrário, mesmo por parte da ciência.

Se usar esse equipamento for um desejo das pessoas que dele precisarem, tudo bem, porém querer impor o seu uso a todos sem se importar com sua opinião é extremamente errado.

Óbvio que avanços da ciência devem sempre ser divulgados e debatidos, no entanto, em alguns casos devem ser vistos com alguma desconfiança se prometerem algo que parece ser extremamente fora do comum.

É inegável que a tecnologia tem sim cada vez mais usos em diferentes momentos de nossas vidas, cada vez estando mais presente, no entanto, há momentos em que máquina alguma consegue substituir a presença de uma pessoa.

Vejo a exibição já mencionada como uma atração criada por um cientista e sua equipe de auxiliares, unicamente com a utilidade de por meio deste fato, conseguirem mais patrocinadores para suas experiências futuras, sem importarem-se realmente com a pessoa que estava sendo utilizada para a demonstração que foi exibida em todo o mundo através dos canais de televisão.

A ciência deveria preocupar-se em produzir através da tecnologia que possui, algo que seja mais acessível e mais útil para as pessoas de um modo em geral, produzir uma ciência utópica e sonhadora de nada vai adiantar para a vida prática das pessoas, não importa qual seja a sua condição.

Demétrio
Enviado por Demétrio em 21/06/2014
Código do texto: T4853280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.