CUIDADO : ESTÃO NOS VIGIANDO

Cuidado: Estão nos vigiando

Em 2010, eu iniciava minha participação num grupo de estudos sobre o Socialismo na América Latina vinculado ao CNPQ pela Universidade Federal da Paraíba.

Originado do curso de administração, me deparei com um povo esquisito de ciências sociais, filosofia e história, incluindo os professores. Um era americano, uns 80 anos de idade e 70 de América Latina. Outro era chileno, amigo dos Allendes e do poeta Neruda. Ainda tinha mais dois professores, um argentino e outro paraibano; ambos especialistas em México, principalmente na parte sul onde vivem umas comunidades rebeldes e independentes do resto do país.

Passei 06 meses naquele grupo. Tempo este que estudamos alguns dos principais temas nacional e latinos como a questão agrária e os golpes militares. Entre os livros, dessecamos As Veias Abertas da América Latina de Eduardo Galeano.

Pois bem, num reunião o palestrante foi um professor de História Latina Contemporânea. Um russo da Unb. Sua fala foi essencialmente sobre a influência dos EUA em nós, latinos americanos. Relembrou o golpe sofrido por Manoel Zelaya, então presidente de Honduras, e o relacionou com outros golpes, como por exemplo, o do Paraguai, e a tentativa de golpe na Venezuela, no início do governo de Hugo. Sempre fazendo o paralelo com a realidade Brasileira: Não estamos livres de uma intervenção armada dos “Americanos.”

Ele também alertou para a revitalização de uma frota naval americana da II guerra mundial que percorria o oceano Atlântico, inclusive a nossa costa e, que tinha a capacidade de navegar do norte ao sul em 48 horas com capacidade para 15 mil homens: a 4º frota. E lançou a subjetividade no ar: Para o que eles estão se armando?

Depois ele nos deu um alerta,que logo no início pensei que era brincadeira: “Gostaria de todos tivessem deixado seus aparelhos de celulares em casa, já como não foi possível, peço que os desliguem, falou em meio à risadas.” Mas por quê? “Suspeito que a inteligência do Tio Sam esteja nos espionando. Tomara que eu esteja errado.”

E não é que o russo estava certo.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 09/06/2014
Reeditado em 27/04/2024
Código do texto: T4837769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.