ESTARIA AINDA A PÁTRIA MÃE TÃO DISTRAÍDA E DORMINDO?
Pois é, dizia então o nosso magistral compositor CHICO BUARQUE DE HOLANDA:
“Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”.
Referia-se ele à ditadura militar implantada nos anos 60. Esta assertiva musicada foi cantada efusivamente, não quando a ditadura militar se encerrou por concessão dos próprios militares que mesmo tendo nas mãos as baionetas, passaram, de forma pacífica, o Poder às mãos dos civis, na chamada abertura e em consequência da hoje fraudada Lei da Anistia que deveria ser ampla, total e irrestrita. Mas algumas indagações, passado tanto tempo se fazem necessárias em razão do sono e das transações tenebrosas que subtraiam a pátria, enquanto esta dormia tão distraída. Que transações eram estas? Seriam elas do mesmo nível das transações que hoje se fazem debaixo dos nossos queixos caídos? E estaria ainda a nossa pátria mãe dormindo? Bem, eu ousaria dizer que as transações que hoje ocorrem são tão ou mais tenebrosas dos que as de antanho e certamente estão subtraindo a pátria. Só para ilustrar, citaria os desvios de recursos nacionais para construir um enorme e caro porto em Cuba, sem que ninguém, nem o Congresso Nacional saiba, sequer, de como e porque se dá essa estranha transação. E também, os desvios de verbas astronômicas para manter uma tropa do Exército Brasileiro dando garantia ao povo do Haiti, enquanto a pátria mãe vive sem segurança num mar de sangue, com seu povo de bem preso em casa ou acuado nas ruas pelos bandidos, privado do efetivo direito de ir e vir. Com nossas fronteiras entregues aos traficantes. E também negócios escusos e nebulosos envolvendo a maior empresa brasileira, a Petrobras, hoje em grande descrédito e afundada em déficit e escândalos. E MENSALÕES, e chutes no traseiro dados por ditadores disfarçados, comunistas de merda de republiquetas sul americanas? E dispêndios fabulosos com construção de suntuosos estádios superfaturados para fazer espetáculos e encher os cofres da FIFA enquanto o povo morre doente nos miseráveis corredores dos hospitais públicos em frangalhos, como em frangalhos está a EDUCAÇÃO nessa pátria mãe. Poderia arrolar mais inúmeras outras transações que hoje acontecem e que, penso, são todas elas tenebrosas. Mas será que a pátria mãe dorme tão distraída ainda, grande CHICO BUARQUE? Claro que não, quem diz isto são as manifestações gigantescas de junho do ano passado. Quem diz isto são as constantes e inquietantes manifestações que vêm ocorrendo por todos os cantos do país, pipocando nos grandes e pequenos centros populacionais, como fechamentos de estradas e ruas. Quem diz isto é o descontentamento geral de quase todas as classes, desde os garis até professores e funcionários públicos, municipais, estaduais e federais, inclusive Polícia Federal e PM de alguns Estados. Então, grande e fabuloso compositor, você que cantou o alerta quando antes a nossa pátria mãe dormia e agora infelizmente se silencia ante as tenebrosas transações atuais e acima mencionadas, saiba que a nossa Pátria Mãe, apesar do tenebroso perigo a que está exposta, não dorme distraída. Grande parte de seus filhos estão atentos e percebem a subtração tenebrosa.