Honestidade

Ontem estava conversando com um amigo, e ele me narrava a alegria por conhecer alguns profissionais honestos, que não se aproveitam de uma situação, que poderia lhes ser favorável, para extorquir, roubar, locupletar-se ou que nome queiram dar.

Dizia ele que sua impressora dera uma pane pela manhã e ele, desesperado, pois tinha que imprimir alguns documentos com urgência, ligou para uma pessoa que conhecia há anos, que lidava com esse tipo de equipamento, e lhe pediu socorro. O profissional prontamente, disse que mandaria alguém pegar a impressora e poucos minutos depois de terem lá passado pra levar o equipamento, ligou pra ele.

- Fulano, sua impressora tá perfeita. Não encontrei nenhum problema. Provavelmente é algum cabo aí na sua casa pois, até o cabo que veio com ela está OK.

E eu lhe dizia que isto não deveria ser uma coisa extraordinária. Que na verdade, isso deveria ser regra mas, infelizmente, devido a falta de honestidade, de educação primorosa, de bons exemplos, atitudes como a que ele narrou são hoje, cada dia mais raras. Muitos teriam dito que uma limpeza foi feita e que agora estava tudo OK e cobrariam algum dinheiro pelo serviço que não fizeram. Outros ainda diriam que era a placa da impressora que estava ruim e que haviam trocado mas já estava tudo OK, cobrando pelo serviço imaginário o valor correspondente.

Algumas pessoas, no entanto, felizmente, são honestas. Provavelmente, assim sempre serão. Seus pais certamente também o eram e ensinaram que não vale a pena tirar proveito de nada nem de ninguém. Fazer isso seria desrespeitar o outro e, assim procedendo, daria ao outro o direito de também desrespeitá-lo. Mas não é só isto. São valores impregnados na cultura, na vida, na história de uma pessoa, que lhe torna uma pessoa verdadeira, digna. Esta pessoa sabe que, se faltar com o respeito ao outro, será também desrespeitada. Mas muitos pensam: ora, todo mundo desrespeita a mim, por que não vou também desrespeitar? "E embarcam numa canoa furada!" Para quem é honesto, porém, fica a resposta: não importa o que façam comigo. Eu vou fazer a minha parte. A minha consciência vai estar tranquila.